Notícias

CNB/RS realiza último Pinga-Fogo Notarial do ano em Erechim

Imagem Notícia

Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) – Subseção Erechim, e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI-Erechim, com o patrocínio da Coopnore Unicred, realizou no último sábado (19.11) o Pinga-Fogo Notarial em Erechim, no Hotel Blue Open.


Representando o presidente do CNB/RS, José Flávio Bueno Fischer, o conselheiro de ética titular da entidade, Lauro Assis Machado Barreto, abriu o encontro apresentando os pilares estratégicos da entidade e as principais ações em desenvolvimento neste ano, entre elas a aproximação com a OAB e as Universidades do estado, a realização do seminário acadêmico notarial em homenagem a Carlos Luiz Poisl no dia 26 de agosto em Porto Alegre; a Jornada de Assessoramento Notarial realizada no dia 8 de outubro; o projeto social de notários e registradores gaúchos “Cartório Cidadão Solidário”; a implantação do Banco de Talentos voltado aos serviços notariais; e a realização do Pinga-Fogo Notarial em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e, o último do ano, em Erechim.


“Esse nome Pinga-Fogo é uma atividade que se gerou há vários anos atrás em nossa entidade, que esse ano completou 60 anos de existência, e começou nos nossos encontros regionais, quando se abriu espaço para essa troca de experiência e informações, orientadas, hoje mais orientadas ainda porque sempre temos a presença da nossa assessora jurídica, e foi uma atividade que caiu nas graças da classe”, salientou Lauro Barreto.

Para a representante da Coordenação do curso de Direito da URI-Erechim, Prof.ª Simone Gasperin de Albuquerque, “inegavelmente os serviços extrajudiciais podem ser uma alternativa rápida e eficaz, dotada de toda segurança jurídica que os cartórios extrajudiciais oferecem. O advogado com expertise na área extrajudicial faz toda a diferença na prevenção, na resolução, na pacificação social dos conflitos, cabe a nós todos então, advogados, utilizar com sabedoria essa via alternativa que a lei está pondo a nossa disposição”, destacou Simone.

Na oportunidade, o vice-presidente da OAB – Subseção de Erechim, Dr. Edgar Figueiró Ecco, e o conselheiro seccional da OAB/RS, Dr. Leandro Pogorzelski, falaram sobre o tema “Advocacia Extrajudicial: a convergência entre notários e advogados pela resposta jurídica rápida, segura e eficaz”. “É uma honra participar desse valoroso evento, até onde eu sei é o primeiro evento do CNB/RS realizado na cidade de Erechim, e para mim eu ressalto que isso é motivo de muita alegria esse encontro, essa aproximação que a gente pode ter de entidades, profissionais e os operadores notariais”, disse Edgar Figueiró Ecco.


Na sequência, o conselheiro seccional da OAB/RS, Dr. Leandro Pogorzelski, reforçou que “é um prazer estar com vocês, a Ordem entende a importância do trabalho conjunto, entende a atuação extrajudicial, pois nos também é favorável rapidez e a segurança que é dado, resolvendo nossos problemas sem precisar passar para o Judiciário”.

A titular do cartório de Registros Especiais de Erechim, Rosalda de Fátima Vieira, representando o Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO/RS), ressaltou que “em nome do IEPRO/RS eu agradeço o convite. Estou adorando ouvir nossos advogados e em alto nível mesmo”.

Já a titular do 1° Tabelionato de Notas de Erechim, Daniela Mara Poncio, agradeceu a presença dos colegas da região e a inciativa do Colégio Notarial em promover o encontro em Erechim. “A gente gostaria de participar sempre desses encontros para poder juntos trocar ideais, evoluir e crescer um pouquinho com cada um compartilhando conhecimento”, enfatizou Daniela.


Após um intervalo, iniciou-se o debate de ideias e troca de informações entre os notários e colaboradores sobre os assuntos relativos às atividades cotidianas da classe notarial. Compuseram a mesa, juntamente com o conselheiro de ética titular, Lauro Barreto, e a assessora jurídica da entidade, Karin Rick Rosa, a conselheira fiscal suplente do CNB/RS, Tatiane Sander, a titular do cartório de Registros Especiais de Erechim, Rosalda de Fátima Vieira, e a titular do 1° Tabelionato de Notas de Erechim, Daniela Mara Poncio.


Ao final do encontro, livros da atividade extrajudicial foram sorteados entre os participantes. Acompanhe os canais de comunicação do CNB/RS e fique por dentro de tudo. Programa-se e participe dos eventos promovidos em prol do notariado gaúcho!


Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/RS