Notícias

Comitiva gaúcha representa o CNB/RS no XXIII Congresso Notarial Brasileiro

Imagem Notícia
Entidade teve a maior delegação estadual presente no evento

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul, participou do XXIII Congresso Notarial Brasileiro, promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de maio de 2018, no Wish Golf Resort, em Foz do Iguaçu, Paraná.

Logo após a cerimônia de abertura do encontro, o historiador e professor da Universidade Federal de Campinas, Leandro Karnal, proferiu a Palestra Magna do evento. Ao final da cerimônia, o tabelião gaúcho aposentado Carlos Poisl recebeu a homenagem institucional do CNB/CF – “Ordem do Mérito Notarial”, concedida para aqueles que ao longo da sua vida e trajetória profissional contribuíram para o fortalecimento e desenvolvimento da atividade notarial no Brasil. Além de Poisl, também foram homenageados Zeno Veloso, o juiz Márcio Evangelista Ferreira da Silva e José Marqueño de Llano, presidente da União Internacional do Notariado (UINL).



O evento teve em sua programação palestras que discorreram sobre o universo notarial, e contaram com grandes nomes da área no Brasil, como o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Márcio Evangelista Ferreira da Silva. Em palestra sobre Mediação e Conciliação, o magistrado versou sobre a Lei Federal nº 13.140, que possibilita a atuação dos notários e registradores na mediação e conciliação de conflitos, que teve sua regulamentação nacional normatizada pelo Provimento nº 67/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicado no dia 26 de março deste ano.



A assessora jurídica do CNB/RS, Karin Regina Rick Rosa, especialista em Direito Processual Civil e vice-presidente da Comissão de Direito Notarial do IBDFAM, também esteve presente entre os palestrantes, abordando a temática da Nova Teoria das Incapacidades e seus reflexos na atividade notarial.



Falando sobre as grandes mudanças tecnológicas na sociedade, o futurista, empreendedor e educador, Tiago Mattos cativou a delegação gaúcha. Em tom provocativo, Mattos alertou os notários presentes quanto a necessidade de adaptação à nova era tecnológica e as mudanças na prática da profissão. “A gente até tem acesso a informação, mas o palestrante trouxe algumas coisas que eu ainda desconhecia. A curiosidade é uma coisa que aguça, que te inspira para seguir adiante, por isso gostei tanto dessa palestra. Ele me fez pensar que eu estou muito parada, que preciso avançar. E eu acho que essa era a ideia dele mesmo. Vamos avançar com segurança, tentando sempre atingir a população. O nosso serviço tem que ser de excelência para o público, para que tudo possa ser feito da maneira mais simples e objetiva possível”, comentou Sandra Maria Kapler – tabeliã de Barra do Ribeiro.



Para o presidente do CNB/RS e tabelião no Tabelionato de Notas de Estância Velha, Danilo Alceu Kunzler, o Congresso Notarial do ano de 2018 mostrou-se o melhor dos últimos anos. Para o presidente, o fato de estar com uma delegação numerosa, a maior delegação estadual presente no evento, trouxe ainda mais responsabilidade para o CNB/RS. “É muito bom saber que todos estão aqui com muita vontade de aprender através destas palestras. Vieram aqui pessoas extremamente capacitadas. Sinto que cumprimos o nosso papel em vir em peso para cá, então eu só tenho a agradecer ao esforço de todos em terem vindo”, concluiu o tabelião.

Para o tesoureiro do CNB/RS e tabelião de Camaquã, a surpresa esteve na exposição de situações que parecem estar num futuro distante, mas através das discussões propostas no Congresso, percebeu-se que logo a tecnologia será a única realidade. “Eu acho que foi fundamental este encontro, para que a gente tivesse uma posição de que nós temos que avançar, e não ficar no passado, com aqueles sistemas antigos de cartórios, que já estão ultrapassados. Ficamos muito satisfeitos de ter uma delegação tão numerosa, sinal de que os gaúchos estão buscando a atualização e a evolução. Já temos por tradição comparecer e prestigiar os eventos nacionais”, finalizou o tesoureiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa