Diretoria do CNB/RS reúne-se para discutir assuntos de interesse da classe

A diretoria do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) reuniu-se durante a noite da última terça-feira (9) para debater assuntos de interesse da classe. O encontro aconteceu na sede da entidade, em Porto Alegre.

A 2ª secretária, Caroline Mirandolli, iniciou a reunião fazendo a leitura da ata do encontro anterior para que fosse aprovada.

Em seguida, o presidente da entidade, Ney Paulo Azambuja apresentou as correspondências recebidas. A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/RS) solicitou à diretoria parecer a respeito de um documento elaborado pelo Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM) que dispõe sobre partilha e inventário. Ficou decidido que o assessor do CNB/RS, Luiz Carlos Weizenmann fará um estudo sobre o tema e enviará ao CGJ/RS o entendimento da entidade.

O colega e titular do 1º Tabelionato de Protestos de Porto Alegre, Evandro Nogueira sugeriu que o CNB/RS entrasse em contato com o Instituto de Estudos de Protestos do Rio Grande do Sul (Iepro/RS) para conversar sobre a possibilidade de serem colocados totens para consulta de protesto de dívidas nos cartórios de Porto Alegre. O presidente entrou em contato com a coordenadora da Central de Protestos do Iepro/RS, Tânia Mezzari que sinalizou a importância da solicitação, mas salientou que primeiro é preciso que sejam entregues os totens em todos os cartórios de Protesto do Estado, para depois poderem ser disponibilizados para outras serventias.

A alteração do art.338-A da Consolidação Normativa Notarial e Registral, que trata sobre averbação premonitória, também foi comentada. Na última semana o CNB/RS enviou à CGJ/RS um parecer sobre o assunto.

A realização da 1ª Edição do Curso de Instrução aos Novos Delegatários de Serventias Notariais e Registrais do Rio Grande do Sul, promovido pela Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore) e a Escola Extrajud foi citada por Azambuja. Ele participou da mesa de abertura do evento que aconteceu nos dias 4 e 5 de julho, na Casa do Registrador Gaúcho, em Porto Alegre.

Previsto na pauta do encontro, o projeto piloto da Central Integrada de Serviços Notariais Digitais não foi debatido em função de ter sido realizada, no mesmo dia, reunião exclusiva sobre o assunto. Confira aqui.

O andamento da organização para o 73º Encontro Estadual de Notas e Protesto do Rio Grande do Sul também foi apresentado. Além da data e local já decididos – 25 e 26 de outubro, no Hotel Deville, em Porto Alegre – foram estabelecidos os valores a serem cobrados para inscrição no evento que devem ser divulgados nos próximos dias.

A assessora jurídica da entidade, Karin Rick Rosa comentou o curso online disponibilizado gratuitamente para associados do CNB/RS. Segundo a advogada, houveram 118 acessos desde o dia 1 de julho. Confira mais informações aqui.

O presidente também informou a contratação do novo funcionário que integrará a equipe de informática.

Participaram da reunião o vice-presidente do CNB/RS, Antonio Luiz Kindel; o 1º secretário, Sérgio Ariel de Farias Raupp; o assessor, Luiz Carlos Weizenmann; o secretário, Marcelo Martins; e o associado, Alan Lanzarin.