Notícias

CNB/CF: Colégio Notarial do Brasil representa notários brasileiros em Encontro da Comissão de Assuntos Americanos Da UINL, na Espanha

Imagem Notícia

Os tabeliães brasileiros estiveram representados, entre os dias 9 e 12 de setembro, na 102ª Sessão Plenária da Comissão de Assuntos Americanos da União Internacional do Notariado (CAA-UINL), pelo presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Paulo Roberto Gaiger Ferreira, e o 1º tesoureiro da entidade, Danilo Alceu Kunzler. O encontro ocorreu nas Ilhas Canárias, na Espanha, onde os notários apresentaram aos demais participantes as novidades da atividade no Brasil, participaram de discussões sobre “A mediação como direito humano”, proposta pelo notariado mexicano, e da criação de um sistema de geração de documentos digitais, sugerida pelos argentinos.

Na ocasião, também foi realizada sabatina aos candidatos à futura Presidência da UINL. Cristina Noemí Armella, da Argentina, Álvaro Rojas, da Colômbia, e Fernando Trueba Bofil, do México, apresentaram suas propostas e responderam aos questionamentos dos presentes. A eleição da nova presidência deve ocorrer no 29º Congresso Internacional do Notariado, entre os dias 27 e 30 de novembro, em Jacarta, na Indonésia.

Já o presidente da Comissão de Assuntos Americanos da UINL, David Figueroa Márquez, do México, também lançou, durante os dias de plenária, a sua candidatura à frente do grupo para mais um mandato. Ao fazer o anúncio, Márquez foi aplaudido por todos.

Notariado brasileiro homenageado

Ainda na reunião, uma série de homenagens e prêmios foram entregues a diversos representantes. Entre eles, o presidente do Colégio Notarial do Brasil, Paulo Ferreira, o presidente da Academia Notarial Brasileira, Ubiratan Guimarães, e a tabeliã Talita Seiscento Batista. Todos foram agraciados com placas que destacaram a “contínua assistência e apoio no desenvolvimento das atividades” da Comissão no biênio 2017-2019.

A 103ª reunião do grupo deve ser realizada em março de 2020, na cidade de Cartagena, na Colômbia, e a 104ª sessão está prevista para o mês de setembro, em Porto Rico, conjuntamente com a Jornada Notarial Ibero-Americana.

Fonte: CNB/CF