Foi apresentado ontem, 15 de março, à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei no. 692/2011, que altera a Lei no 8.935/94 e institui o Conselho Nacional de Assuntos Notariais (CONNOR). Pela proposta de autoria do Executivo, o CONNOR será presidido pelo Ministério da Justiça e, dentre suas atribuições estão a elaboração e padronização de normas técnicas para a prestação dos serviços notariais e de registro; a regulamentação do comportamento ético profissional e a manutenção de base de dados nacional para o compartilhamento de dados com o poder público.
De acordo com a proposta, Conselho será composto por dezoito membros, nove deles do Poder Público (Ministério da Justiça e mais seis representantes do Poder Executivo Federal, Poder Judiciário e Ministério Público Federal), oito deles representantes das atividades notariais e de registro e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Cada representante no Conselho terá mandato de dois anos, admitida uma recondução.
O projeto de lei será analisado primeiramente na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e, na sequência na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Fonte: Cartorios.com.br
Fonte: Diário da Justiça Eletrônico – 18/03/2011
Nota de responsabilidade
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.
Poder Judiciário
Tribunal De Justiça
Edital Nº 01/2011 – P
Concurso Público de Ingresso para os Serviços Notariais e de Registro Aberto pelo Edital Nº 02/2004-CPCIRSNR
Quadrilhas de estelionatários passando-se por funcionários de Cartórios de Protesto têm aplicado um golpe que está se tornando cada vez mais freqüente no Estado de São Paulo. A fraude consiste em efetuar uma série de contatos telefônicos informando que existem títulos protestados em cartórios e solicitando que seja feito pagamento através de depósito bancário. Esta prática não é adotada pelos Cartórios de Protesto. O 1º Tabelião de Notas e Protesto de Barueri tem recebido – em média – o contato telefônico de 30 pessoas que diariamente ligam solicitando informações de protestos falsos
Leia mais...Além da prisão o devedor de pensão alimentícia também pode ter o nome protestado em cartório. A novidade que já vem sendo aplicada por vários tribunais brasileiros foi tema de reportagem da edição desta quinta-feira, 10, do Jornal da Globo. A medida é vista pelos juizes como mais um meio de cumprimento dessas obrigações e está sendo determinada com base no artigo 1º da Lei n° 9.492/1997 que prevê o protesto como um ato formal pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida. No entanto, a lei ainda é aplicada de acordo
Leia mais...No mês da mulher, a AJURIS traz a Porto Alegre a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na próxima segunda-feira (14/03), a partir das 14h, a magistrada fará uma palestra, na Escola Superior da Magistratura (ESM), sobre o tema Democracia e Pacto Federativo.
Ao lado da ministra Ellen Graice, Cármen Lúcia Antunes Rocha simboliza a presença feminina dentro da mais alta corte do País desde 2006. Advogada, é mestre na área do Direito Constitucional e autora de obras como O Princípio Constitucional da Igualdade (1990), Princípios Constitucionais dos
A cidade de Canela sediará o V Encontro Estadual de Notários e Registradores, nos dias 1 e 2 de abril no Hotel Continental, rua José Pedro Piva, 220 em Canela.
O encontro conjunto, que acontece em quinta edição, terá programação com a abordagem de assuntos de interesse comum. A prática de realização de encontro conjuntos tem como objetivo aproximar as duas classes e manter uma agenda permanente de discussões das questões que fazem parte do