Cartórios gaúchos lançam plataforma de streaming para capacitar colaboradores

Imagine um programa de desenvolvimento profissional contínuo que funcione como um serviço de streaming. É isto que os funcionários dos 770 cartórios gaúchos terão à sua disposição a partir do dia 2 de setembro de 2021.

Nesta data será lançada a Cartórioflix, plataforma que funciona como um sistema de assinatura, que disponibiliza imediatamente 140 horas de treinamento e já tem uma programação de novos cursos para o segundo semestre de 2021. A Cartórioflix é uma iniciativa da Fundação Escola Notarial e Registral do RS (Fundação Enore) e conta com o apoio da Associação dos Notários e Registradores  do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), Colégio Notarial do Brasil - Seção RS (CNB/RS), e Colégio Registral do RS.

A proposta é que os 770 cartórios gaúchos tenham acesso a todos os cursos da plataforma, que em pacotes com um valor mínimo já oferecem o direito a treinamentos com certificado a cinco funcionários e um líder. A partir daí, cada serviço extrajudicial pode fazer uma composição que atenda ao número de colaboradores que queira treinar.

Mas a plataforma não é exclusiva aos cartórios e  associados das entidades que representam o setor. A ideia é oportunizar acesso à plataforma também para pessoas que tenham vontade de se candidatar a uma vaga nos cartórios de suas cidades.

Como irá funcionar

A CEO e idealizadora da Cartórioflix, Sabrina Gomes Regra, afirma que esta é uma plataforma de assinatura de cursos para treinamentos, que visa a manutenção da gestão do conhecimento dos cartórios, bem como a melhoria contínua da prestação de serviços.

“Com a Cartórioflix temos o mais completo programa de educação continuada para profissionais de cartórios, pois reunimos, não apenas conhecimento técnico, mas treinamentos que desenvolvem habilidades e atitudes de líderes e funcionários”, comenta a CEO.

A didática da plataforma também é única. Segundo Sabrina, "foi idealizada de uma forma que chamamos de ‘trilha’, como um guia de cursos focado para cada atividade dentro dos serviços extrajudiciais, de forma que o colaborador possa receber o conhecimento em um sistema crescente”. A sistemática oferece planos para os funcionários (chamados de prepostos) e também para as lideranças (os titulares das serventias). Todos os planos possuem ênfase técnica e comportamental.

A plataforma soluciona uma questão que é comum no setor - a dificuldade de treinamento de novos colaboradores. Sabrina chama a atenção para o fato de que nem sempre a pessoa que trabalha há mais tempo possui didática para transmitir o conhecimento.

“Por isto a importância de termos uma forma sistematizada de passar as informações necessárias para cada função dentro dos cartórios. Com a Cartórioflix, a metodologia de treinamento e comportamento contribuirá para a segurança jurídica e a percepção de profissionalismo dos atendentes”, relata.

Treinamentos que visam melhorar o atendimento aos usuários

Com a Cartórioflix, as entidades participantes estão focando na percepção de valor da atividade extrajudicial para a sociedade. “Queremos substituir a cultura de que os cartórios são uma etapa burocrática do processo, pela percepção de valores como segurança jurídica, seriedade, humanidade, competência e acolhimento ao prestar orientações para os clientes e usuários”, afirma a CEO da Cartórioflix.

O presidente do CNB/RS, José Flávio Bueno Fischer, comenta que titulares de cartórios são aliados imparciais para a construção da eficácia dos negócios jurídicos do País. “Nem sempre conseguimos traduzir esse valor aos clientes, que têm urgência em efetuar as transações, desconhecendo os detalhes que fazem toda a diferença na segurança jurídica. Ampliando a base do conhecimento dos nossos funcionários, seremos mais efetivos nas orientações técnicas”, explica Fischer.
Para João Pedro Lamana Paiva, presidente da Anoreg/RS, os programas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores são comuns em organizações preocupadas com a qualidade dos produtos e serviços. “Essa é uma estratégia comum para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos trabalhadores em tempos de inovação, busca pela excelência e resultados. Nesse contexto, a Cartórioflix surgiu para contribuir, pois sua metodologia de gestão do conhecimento se encaixa perfeitamente nos sistemas de qualidade Prêmio Cartório TOP ANOREG e PQTA ANOREG”, pontua Lamana Paiva.

Ao oferecer um programa de educação continuada aos funcionários e novos funcionários de cartórios, busca-se a elevação de resultados, como tempo de espera, eficiência do atendimento e comunicação eficaz para explicar ao público sobre os processos que envolvem os atos. Juliana Follmer, presidente da Fundação Enore, pontua: “Acreditamos que o conhecimento e o comportamento de nossos funcionários e líderes resultam na segurança e satisfação dos usuários. Nosso propósito é elevar a qualidade da prestação de serviços. Vislumbramos também reduzir os impactos da rotatividade dos trabalhadores, melhorar o clima organizacional e aumentar a capacidade dos cartórios de entregar um atendimento de qualidade”.

Já o presidente do Colégio Registral do RS, Claudio Nunes Grecco, pontua que um grande diferencial da Cartórioflix é, além da pluralidade de temas, recebemos a orientação de quais cursos são ideias para oferecer para cada cargo dentro do cartório. “Dessa forma, nossos funcionários e equipes se desenvolvem de acordo com as funções exercidas e passamos a contar com uma equipe multidisciplinar”, opina Grecco.

A partir de 2 de setembro, o público interessado em conhecer a plataforma e participar da formação continuada, voltada a quem trabalha ou deseja trabalhar em cartórios, poderá inscrever-se em um dos programas oferecidos e seguir as trilhas de conhecimento.