Notícias

CNB/RS promoveu Grupo de Estudos Notariais sobre permuta e promessa de permuta

Imagem Notícia

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) promoveu, nesta terça-feira (13/05), mais uma edição do Grupo de Estudos Notariais. O encontro ocorreu por meio da plataforma Zoom, e abordou o tema "Permuta e promessa de permuta: registro, efetivação e transmissão do domínio", sob a coordenação da assessora jurídica do CNB/RS, Karin Rick Rosa.

Voltado exclusivamente para associados do CNB/RS e seus colaboradores, o encontro contou com cerca de 55 participantes. O Grupo de Estudos Notariais reforça o compromisso da entidade com a capacitação e o debate de temas relevantes para a prática notarial.

“Esse momento aqui é um momento que a gente tem de mais tempo de poder refletir, de vocês poderem trazer as experiências de vocês, e tem sido muito bom.  Vocês são sempre todos muito bem-vindos e sempre podem sugerir outros assuntos para a gente debater e conversar”, destacou a advogada Karin Rick na abertura do encontro.

O instrumento de permuta é muito utilizado tanto na questão imobiliária quanto para outros tipos de negócio e a mais antiga forma de contratação que antecede a própria compra e venda, permitindo a circulação de bens sem a necessidade do dinheiro. “A permuta corresponde a troca de uma coisa por outra coisa entre seus proprietários. Então de um lado tem alguém que tem um bem, do outro lado outro alguém que também tem um bem, e os bens são trocados, são cambiados”, apontou Karin.

Na apresentação, foi destacado que não se caracteriza como permuta um negócio no qual uma das partes se compromete a promover a construção de uma edificação em imóvel de propriedade da outra parte, sob regime de empreitada, e esta outra parte, em pagamento, se compromete a entregar unidades autônomas dessa mesma edificação.

Outro ponto abordado foi a permuta de imóveis, também conhecida como troca de imóveis, que é uma transação onde duas partes acordam a troca de propriedades, com ou sem o complemento de valores em dinheiro. Essa prática pode envolver diferentes tipos de imóveis e é uma alternativa para quem deseja trocar de imóvel sem passar pelo processo de compra e venda convencional.

A próxima edição do Grupo de Estudos acontece no dia 27 de maio, a partir das 18h30, pela plataforma Zoom, com tema a ser definido.   

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/RS