Evento
promovido pelo CNB/RS destacou inovações no setor notarial e reforçou a
importância da integração entre os profissionais
O 1º Conexão Notarial – Edição Serra aconteceu no último sábado (23/08), no Hotel Intercity, em Caxias do Sul, com mais de 300 inscritos. O evento foi aberto oficialmente pela presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), Rita Bervig, que destacou a importância do evento como um espaço privilegiado para a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos entre notários e colaboradores. Ela enfatizou a relevância da presença de lideranças das entidades que compõem o Fórum de Presidentes, reforçando a valorização da atividade notarial extrajudicial no estado.
“É uma grande alegria
estar aqui hoje, em Caxias do Sul, para darmos início ao primeiro Conexão
Notarial – Edição Serra. Esse evento nasce com o desejo do Colégio Notarial do
Rio Grande do Sul de criar espaços de encontro, de partilhar experiências e de fortalecimento
da nossa atividade”, destacou Rita em sua manifestação.
“Quero expressar minha gratidão aos tabeliães associados ao CNB pela confiança em mim depositada e na nossa diretoria. Vivemos momentos desafiadores, mas posso dizer que não teria sido possível chegar até aqui sem contar com a presença de grandes diretores, que trabalham com dedicação e muita seriedade. A eles, meu sincero reconhecimento. É igualmente um motivo de alegria ver reunidos aqui as lideranças que integram o fórum de presidentes das entidades notariais e registrais, amigos e parceiros que caminham conosco na defesa e valorização da atividade extrajudicial”, completou.
A programação da manhã iniciou com a palestra do Dr. Ricardo Rosenberg, que apresentou a Plataforma Conta Notarial. A plataforma possibilita que os tabelionatos atuem como agentes responsáveis pela operação de valores, garantindo mais segurança e confiança para os negócios dos clientes. Com o apoio da assessora jurídica do CNB/RS, Dra. Karin Rick Rosa, o palestrante demonstrou, de forma prática, o funcionamento da ferramenta.
Em seguida, o jornalista Luciano Potter proferiu a palestra “Por que ouvir histórias vai mudar sua vida”. Com uma abordagem descontraída e bem-humorada, Potter ressaltou o valor da conexão humana e da escuta ativa como ferramentas transformadoras tanto na vida pessoal quanto no ambiente de trabalho.
Na parte da tarde, o Dr. Bernardo Chezzi ministrou o curso “O Marco Legal das Garantias para Notários”, sendo um dos nomes por trás das principais inovações do setor nos últimos anos. No CNJ, colaborou com os Provimentos nº 149 e 150, que regulamentam, respectivamente, a usucapião e a adjudicação compulsória extrajudicial. Atualmente, colabora na construção do Provimento que regulamentará o Marco das Garantias (Lei 14.711/2023). Ao longo de três horas, o jurista abordou os avanços recentes na extrajudicialização de serviços prestados à sociedade, especialmente os que envolvem a atividade notarial.
“A gente está no
movimento muito forte, todas as leis que venho participando, acompanhando, elas
são um movimento muito contundente de realização dessa extrajudicialização. Nos
últimos cinco anos, a gente temos o antes e depois sobre isso no Brasil, muita
coisa acontecendo, e por isso a importância de nós estarmos sempre unidos com
as nossas associações. Porque quando o Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio
Grande do Sul está em contato direto com cada um vocês, vocês conseguem ter
acesso a todas as informações em tempo real, daqueles desafios que nos traz”,
explicou o advogado.
O evento foi encerrado com o tradicional “Pinga Fogo”, momento que historicamente propicia a troca de opiniões e o esclarecimento de dúvidas entre notários e colaboradores. A mesa de debates foi coordenada pela presidente Rita Bervig e contou com a participação de Bernardo Chezzi, dos diretores do CNB/RS Jenifer Castellan de Oliveira, Eduardo Kindel, Mario Augusto Ferrari Filho e Marcelo Antônio Guimarães Flach, e da assessora jurídica da entidade, Karin Rick Rosa.
O 1º Conexão Notarial –
Edição Serra consolida-se como um marco na capacitação e integração da classe
notarial gaúcha, promovendo não apenas a atualização técnica, mas também o
fortalecimento da rede de colaboração em prol da modernização e da valorização
da atividade extrajudicial no estado. O sucesso do evento reflete o compromisso
contínuo do CNB/RS com a excelência e a inovação no serviço notarial.
“Foi um dia maravilhoso hoje, com palestras maravilhosas e muita troca, estamos todos muito felizes. Contem com o Colégio Notarial, a gente está aqui para tudo, para qualquer luta, qualquer batalha, estamos juntos mais do que nunca, e agradecemos muito a presença aqui dos nossos diretores e do Dr. Bernardo Chezzi, foi um grande prazer. Muito obrigada, pessoal”, reforçou Rita no encerramento do evento.
Fonte:
Assessoria de Comunicação – CNB/RS