Notícias

17/07/2014 - Brasil receberá Reuniões Institucionais da UINL junto com o Congresso Notarial Brasileiro em 2015

Cidade do Rio de Janeiro sediará o evento que comemorará os 450 anos de instituição do notariado no Brasil. Assembleia Geral da UINL, Reuniões de Direção e Comissões, e Conferência Afroamericana serão realizadas conjuntamente.
No último dia 15.07, o Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil(CNB-CF) recebeu a confirmação de que o Estado do Rio de Janeiro sediará a Reunião Geral da União Internacional do Notariado (UINL), que celebrará o 67º Aniversário da instituição, simultaneamente com o XX Congresso Notarial Brasileiro – que comemorará os 450 anos do Notariado Brasileiro -, no dia 2 de outubro de 2015.
Em carta, o presidente da UINL, Daniel-Sedár Senghor ,disse que “será um prazer e uma honra para o notariado internacional celebrar os 450 anos do notariado brasileiro em conjunto com o 67º Aniversário da UINL”. O presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães, diz estar muito entusiasmado com o evento, que pretende organizar de maneira exemplar.
Abaixo a íntegra da comunicação oficial da UINL.
 
“Caro Presidente,
Estimado Colega e membro do Conselho Geral,
De volta a Dakar, desejo expressar-lhe meu mais sincero agradecimento por sua amável recepção e atenção oferecida pela ocasião de minha breve visita à São Paulo, que peço que seja estendido a todos os colegas e conselheiros presentes na ocasião.
Foi um prazer compartilhar momentos tão agradáveis e ter a oportunidade de abordar diversos temas de suma importância, diante dos membros do Colégio Notarial do Brasil e responder suas perguntas.
Apreciei muito o vivo interesse suscitado por esta apresentação e fiquei muito impressionado com os avanços tecnológicos do Notariado Brasileiro em questões de centralização de informações.
Solicitei a nossa Secretaria Administrativa que o coloque em contato com o Presidente do Grupo de Trabalho – Atualização Tecnológica, notário Alexander Winkler, da Áustria, para que possamos aproveitar sua experiência e colocá-la em prática nos notariados austríaco e estoniano, com a finalidade de compartilhar de forma útil os respectivos avanços tecnológicas.
Quero manifestar-lhe meu especial agradecimento pelo amável oferecimento do Notariado brasileiro para organizar as reuniões institucionais da UINL, das Comissões, do Conselho de Direção, do Conselho Geral, juntamente com a Assembleia dos Notariados membros em outubro de 2015, na cidade do Rio de Janeiro, cuja carta oficial de apresentação acabamos de receber, e ao mesmo tempo a 2ª Conferência Afroamericana “Hugo Perez Montero”.  
Conversei com o Presidente da Comissão Continental Africana, Mohamed Tchassona Traoré, com ocasião de minha recente viagem a Lomé, e pedi que pensasse na possibilidade de juntar o Congresso Continental Africano Anual com essa conferência, como foi feito na 1ª edição de Abijan em 1997.
Seria conveniente fazer o mesmo com o Congresso Notarial do Brasil, para conseguir uma maior audiência, coincidindo também com o Foro do qual falamos, dirigido ao mundo empresarial, para construir uma ponte de promoção jurídica entre os dois continentes.
Será um prazer e uma honra para o notariado internacional celebrar juntos os 450 anos do notariado no Brasil, no mesmo momento do 67º aniversário de nossa União em 2 de outubro, como você propôs.
Agradeço-lhe mais uma vez pela sua disposição,  assim como aos Conselheiros Gerais e os demais colegas brasileiros pela recepção calorosa em São Paulo, e pelas atenções que me foram dispostas, e lhe peço que transmita a eles minha gratidão por sua amistosa disponibilidade.
Fico à espera do prazer de saudar-lhe em uma próxima ocasião e aproveito a oportunidade para reiterar as expressões de minha cordial estima e consideração.

Muito cordialmente.
 
Daniel-Sédar Senghor
Presidente da UINL”     
Fonte: CNB – Conselho Federal
 

Nota de responsabilidade:
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.