Notícias

11/09/2015 - Brasil participa de reunião com empresariado uruguaio em Montevideo

Café da manhã reuniu embaixadores, empresários e dirigentes notariais para promover a 2ª Conferência Afro-Americana que ocorrerá no Rio de Janeiro.
Montevideo (Uruguai) – Cumprindo agenda institucional junto ao notariado das Américas, o presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF), Ubiratan Guimarães, participou no último dia 26 de agosto de um café da manhã com a elite do empresariado uruguaio para apresentar os objetivos da 2ª Conferência Afro-Americana “Hugo Perez Montero”, que será realizada nos dias 28 e 29 de setembro no Sheraton Rio Hotel & Resort, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) – inscrições abertas pelo site www.congressonotarial.com.br .
O encontro, que contou com a presença do presidente da União Internacional do Notariado (UINL), Daniel Sedár-Senghor, reuniu ainda a cúpula diretiva da Associação de Escribanos do Uruguai, representada por seu presidente Antonio María Sarachu Rovira e pela vice-presidente Lellis Alicia Santos Sosa, além da vice-presidente da UINL para a América do Sul, Sara Ethel Castro Esteves, e do coordenador da Conferência Afro-Americana, Hernán de La Fuente.
Para falar sobre a importância da segurança jurídica para o avanço do relacionamento comercial entre os continentes africano e americano estiveram presentes o embaixador itinerante do Uruguai para África, Romero Rodriguez, o senador da República, Luis Bermudez, e o embaixador Sérgio Abreu, que destacaram a importância do evento para o incremento da relação entre os países dos dois continentes. “Foi uma grande experiência sobre o avanço que o notariado uruguaio possui nas relações com o segmento empresarial de seu País e no qual precisamos nos aperfeiçoar no Brasil”, disse Ubiratan Guimarães.
Em sua fala, o renomado embaixador uruguaio Sérgio Abreu destacou a importância do avanço institucional das relações comerciais entre os dois continentes enfatizando a importância da participação do notariado neste processo. “Segurança jurídica é uma das principais questões enfrentadas hoje nas relações comerciais, uma vez que as regras estão sempre se alterando, por isso a intervenção de um terceiro imparcial, com fé pública e com conhecimento jurídico adequado é vital para as relações”, disse.
Romero Rodriguez, embaixador uruguaio itinerante para a África destacou a atual conjuntura das relações exteriores do País neste continente, abordando o avanço estrutural e comercial que o continente está vivenciando nos últimos anos. “Por meio da imprensa, tomamos conhecimento dos principais problemas enfrentados pelo continente, mas ao mesmo tempo os principais países africanos vivenciam um período de grande expansão estrutural e investimentos, com espaço para um maior envolvimento comercial das principais empresas americanas”, disse.
Palestrante no Rio de Janeiro, o embaixador Sérgio Abreu, convidou a todos para estarem no Rio de Janeiro em busca de novas oportunidades de negócios, com vistas a “abrir uma nova janela de negociações com os países africanos em um período de pouco avanço comercial no bloco do Mercosul”. “Teremos a chance de falarmos para os principais líderes do empresariado africano com base na premissa do mecanismo da segurança jurídica que é único entre estes dois continentes”, finalizou.
Fonte: CNB - Conselho Federal
 
Nota de responsabilidade:
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.