A primeira emissão de Cadastro de Pessoas Física (CPF) diretamente no registro de nascimento foi realizada no dia 01 de dezembro pela manhã, na Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, na cidade de São Paulo.
O bebê, Thiago Nascimento Dias, nascido no dia anterior (30 de novembro, foi o primeiro cidadão no Brasil a ter um número de CPF sem ao menos ter saído da maternidade.
O registro de nascimento e a entrega da certidão com o número de CPF foram amplamente cobertos pela imprensa, tanto paulista quanto nacional.
Os benefícios da emissão do número diretamente no registro de nascimento são diversos, pois com esse documento a criança já pode ser cadastrada em convênio de saúde e em benefícios sociais, entre outros, sem os pais terem que se deslocar ou perder tempo. Além disso, a emissão do CPF nos cartórios é totalmente gratuita.
Antes da primeira emissão, houve uma coletiva de imprensa no 30º Subdistrito de Registro Civil – Ibirapuera, com o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), Luis Carlos Vendramin Júnior, e o superintendente adjunto da Receita Federal em São Paulo, Marcelo Barreto de Araújo.
Também participaram do lançamento do serviço os deputados federais Júlio Lopes (PP/RJ) e Goulart (PSD/SP), e o Corregedor Geral da Justiça de São Paulo, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino.
Fonte: Arpen/SP
Nota de responsabilidade:
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.