O notariado brasileiro foi admitido neste sábado (28.05) como membro integrante do Cono Sur, até então composto por notários da Argentina, Uruguai e Paraguai. A adesão ocorreu durante a XVIII Jornada do Notariado Jovem do Cone Sul, realizada na cidade de Salto, no Uruguai, e que pela primeira vez contou com uma delegação oficial do notariado brasileiro, representada por Talita Seiscento e Wendell Salomão, coordenadores do projeto.
Durante o evento, realizado entre os dias 26 e 28, os participantes brasileiros falaram sobre a forma de delegação notarial no Brasil, e participaram de apresentações sobre Direito Sucessório e Direito Comercial. Os participantes brasileiros também realizaram uma exposição sobre o “Direito Sucessório e seus Elementos de Conexão Internacional”, de autoria da também coordenadora do Notariado Jovem no Brasil, Débora Fayad Misquiati.
“Explanamos sobre o funcionamento, leis e história do notariado brasileiro e fomos muito bem recebidos”, disse Wendel Salomão. “O contato com os colegas de outros países é sempre proveitoso, pois a linha de trabalho é sempre a comparação da aplicabilidade do Direito Notarial em toda a América Latina”, completou.
Talita Seiscento Baptista destacou as atividades realizadas no Uruguai. “Estudamos o Direito Sucessório e Comercial voltados ao Direito Notarial, com diversas palestras e exposições comparadas entre os países latinos, o que nos permite uma constante melhora no Direito Notarial brasileiro”, afirmou. Além do evento, os participantes conheceram as dependências do notariado uruguaio e o trabalho de seus profissionais.
A Jornada do Notariado Novel do Cono Sur teve sua origem em 1998 por iniciativa do então presidente da União Internacional do Notariado (UINL), Hugo Pérez Montero, com o objetivo de conceber um espaço para fomentar a internacionalização e a integração do notariado regional e continental a partir dos seus integrantes mais jovens.
O Notariado Jovem no Brasil foi criado institucionalmente no Brasil em dezembro de 2015 e está vinculado ao Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil, reunindo jovens notários e prepostos entre 18 e 40 anos, e que tem como objetivo promover a integração, o desenvolvimento intelectual e o aprimoramento da atividade notarial, além do intercâmbio internacional e a formação de novas lideranças.
Faça parte do Notariado Jovem no Brasil e conheça todas as vantagens. http://www.notariado.org.br/index.php?pG=X19wYWdpbmFz&idPagina=82
Fonte: CNB – CF
Nota de responsabilidade:
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.