A 5ª edição da Universidade Mundial do Notariado, que será realizada entre os dias 24 e 31 de julho na cidade de Roma, Itália, contará com a participação de quatro notários brasileiros.
Participantes do programa Notariado Jovem do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), foram indicados esta semana pelo presidente da entidade, Ubiratan Guimarães, para representar o País neste fórum internacional, após processo interno de seleção de candidatos.
Foram indicados: Guilherme Botta Tabach, Tabelião do Cartório de Notas e Protesto de Letras e Títulos de Ribeirão Pires (SP), Clara Maria Tavares Leite Andrade, Tabeliã Substituta no Tabelionato de Notas e Protesto de Eunápolis (BA), Ricardo Henrique Alvarenga Cunha, Tabelião e Registrador Civil no Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas do Município de Saltinho (SP) e Patrícia Zani Presser, Tabeliã Substituta no 10º Tabelionato de Notas de Porto Alegre (RS).
O Tabelião de Ribeirão Pires (SP), Guilherme Botta Tabach explica a razão que o motivou a participar da Universidade Mundial do Notariado: melhorar o desenvolvimento de suas tarefas no cartório e conhecer novos tabelionatos. “Esta experiência será importante para adquirir conhecimento a respeito de outros notariados, além do intercâmbio de culturas e ordenamentos, visto que nos permite pensar em novas possibilidades para o notariado brasileiro”, destaca. “É uma honra poder representar nosso País neste evento. Eu até retomei minhas aulas de italiano, para poder aproveitar ao máximo o curso”, acrescenta.
Clara Maria Tavares Leite Andrade, do Tabelionato de Notas e Protesto de Eunápoilis (BA), espera ter contato com profissionais de outros países para aplicar todo o conhecimento adquirido em Roma no desenvolvimento do notariado brasileiro. A Tabeliã Substituta diz ter recebido a indicação com imensa alegria. “A atividade notarial está em minha família há três gerações, e é com muita satisfação que dou continuidade a essa história”, salienta.
Para Ricardo Henrique Alvarenga Cunha, Tabelião do Município de Saltinho (SP), o evento em Roma é a possibilidade de ter uma visão internacional da atividade notarial, compreendê-la melhor e destacar sua importância. “Participar da Universidade Mundial do Notariado contribuirá muito em minha jornada de estudos, e de fato é um prazer representar o notariado brasileiro”, diz, convicto de que será uma experiência inesquecível.
Já Patrícia Zani Presser, do 10º Tabelionato de Notas de Porto Alegre (RS), acredita que é importante falar sobre o notariado a partir de outras legislações. “Cresceremos profissionalmente e pessoalmente também”, afirma. A Tabeliã Substituta relata que ficou muito feliz em ter sido indicada, ainda mais sabendo que a seleção foi do Brasil todo. “Meus colegas e eu já estamos pesquisando a respeito dos temas que serão debatidos, e fizemos um grupo no WhatsApp para desde já termos uma equipe unida”, acrescenta, referindo-se aos demais notários que representarão o Brasil.
O evento organizado pela União Internacional do Notariado (UINL), acontece uma vez ao ano, intercaladamente entre Europa e América do Sul e tem sua 5ª edição sob direção do notário francês Pierre Becqué. As aulas práticas e teóricas serão ministradas na sede do Conselho Nacional do Notariado Italiano e na Escola Notarial de Roma, com tradução simultânea em inglês e francês.
Fonte: CNB/CF
Nota de responsabilidade:
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.