Notícias

01/06/2016 - Jornal “EL PAÍS” destaca eficiência do sistema notarial espanhol no combate à corrupção, lavagem de dinheiro e terrorismo

O periódico “El País” publicou em seu site oficial uma matéria destacando a eficiência do notariado espanhol no combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao terrorismo. A notícia enfatiza a eficácia do sistema que é capaz de acumular informações de 42 milhões de pessoas, físicas e/ou jurídicas. 
 O programa, desenvolvido pelos notários da Espanha, em abril de 2014, é referência mundial no combate a fraudes.
Segundo a matéria, aproximadamente 2.600 tabeliães de notas espanhóis utilizam um sistema confidencial capaz de identificar mais de 230 tipos de operações feitas em cartórios, englobando empréstimos hipotecários e também a compra e venda de imóveis. 
Chamado de Índice Único Informatizado, o sistema é capaz de cadastrar ações e movimentações feitas por agências e instituições financeiras, que são obrigadas a informar detalhes de suas transações e movimentações.
Entre 2004 e 2015, os notários relataram um total de 2.800 operações de risco que foram repassadas ao Servicio de Prevención de Blanqueo de Capitales (Sepblac), a mais alta autoridade espanhola na atuação contra lavagem de dinheiro no país.
Clique aqui e leia a íntegra do conteúdo: http://goo.gl/SzL5Pc
Fonte: CNB-SP
 
Nota de responsabilidade:
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.