Notícias

05/12/2014 - Brasil teve segunda maior delegação na XVI Jornada Iberoamericana, em Cuba

Mais uma vez, o Brasil foi destaque em encontro internacional da classe. Tivemos a participação de 16 notários, de seis estados do país, na 2a. Sessão Plenária da Comissão de Assuntos Americanos – CAA – da União Internacional do Notariado Latino – UINL, atividade paralela à XVI Jornada Iberoamericana. O Brasil teve a segunda maior delegação do encontro, realizado nos dias 22 e 23 de novembro em Havana, na Ilha de Cuba.

O encontro teve 300 participantes, que representaram 21 países que adotam o notariado latino.
O Rio Grande do Sul esteve representado pelo presidente do Colégio Notarial do Estado, Dr. Luiz Carlos Weizenmann, e pelo tesoureiro da entidade, Dr. Danilo Kunzler, que também fazem parte da diretoria do Conselho federal.
A delegação brasileira participou de todas as seis comissões de trabalho do encontro, tendo se destacado na apresentação da Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados – Censec – apresentada pelo presidente do Conselho Federal, Dr. Ubiratan Guimarães, que destacou os avanços obtidos no país em razão do desenvolvimento das ferramentas tecnológicas, que permitem a agilização e segurança dos serviços prestados aos cidadãos brasileiros, além de proporcionar a implementação de serviços compartilhados, como a Censec.
A tabeliã de São Paulo, Débora Fayad Misquiati, apresentou o tema “As clausulas abusiva e o controle de legalidade que exerce o notário”.
Já a tabeliã mineira Letícia Franco Maculan Assumpção falou sobre “Matrimonio e divórcio em sede notarial”, sobre a Lei 11.441/207.
Em 2015, as plenárias da Comissão de Assuntos Americanos – CAA – da União Internacional do Notariado Latino serão realizadas em Quito-Equador no primeiro semestre, e em Honduras no segundo semestre.

 {gallery}Cuba{/gallery}