Dois dias de confraternização e discussão sobre as questões que estão no centro das atenções da classe. Esta foi a marca do 70º Encontro Estadual de Tabeliães de notas e Protestos e do primeiro Encontro do IEPRO, realizados em Canela, sexta-feira dia 23 e sábado 24 de outubro.
A noite de sexta-feira foi reservada apenas para a abertura oficial, seguida de coquetel com show do humorista Paulinho Mixaria.
A programação técnica iniciou com a assembleia ordinária do Colégio Notarial, no sábado, com aprovação das contas do exercício. Em seguida, foi feita a assembleia do IEPRO, com apresentação dos resultados da implantação da entidade e os convênios até agora firmados para a implementação da Central de Distribuição de Protestos. Em seguida, houve a reeleição por aclamação do presidente da entidade, Dr. Romário Mezzari.
A primeira palestra do dia foi do presidente do Colégio Notarial do Rio Grande do Sul, Dr. Luiz Carlos Weizenmann, sobre ata notarial e o novo Código de Processo Civil.
Após o almoço, o tabelião de protestos da cidade de Ibirité, Minas Gerais, Dr. Helton de Abreu, falou da experiência daquele Estado com cancelamento eletrônico e ações de divulgação do protesto. Ele falou sobre as experiências positivas de cancelamento de protesto eletrônico via CRA já em funcionamento, instituída pelo Instituto de Protestos de Minas Gerais.
Coordenador do Departamento de Comunicação do Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil – IEPTB – de Minas Gerais, o Dr. Helton está liderando um trabalho de divulgação do protesto e seus benefícios para pessoas jurídicas e pessoas físicas. A repercussão e os resultados obtidos a partir de uma campanha de divulgação do protesto foi a tônica da palestra.
Na sequência, o oficial do Registro de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas da cidade de Machado, e presidente do Instituto de Títulos e Documentos do Estado de Minas Gerais, Dr. Alexandre Souza Leal, falou sobre Integração do Registro Civil de Pessoas Jurídicas – RCPJ – à RedeSIM já é uma realidade em Minas Gerais.
Ele relatou a forma como todas as entidades e instancias envolvidas no processo estão integradas, e a forma como foi viabilizada esta integração.
A nova tabela de emolumentos foi o tema abordado pelo presidente do CNB-RS, Dr. Luiz Carlos Weizenmann, juntamente com o secretário da entidade, Dr. Ney Paulo Azambuja.
Para finalizar, o tradicional pinga-fogo com a troca de informações entre os colegas.