Notícias

Comunidades de Bagé e Canguçu contam com Centro de Solução de Conflitos

Imagem Notícia
As comarcas de Bagé e Canguçu tiveram seus Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) instalados oficialmente nesta quinta-feira (20/7).

Em seu pronunciamento, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, destacou que um dos objetivos dos CEJUSC s é justamente reduzir a cultura da litigiosidade existente na sociedade, além de tornar mais ágeis nas demandas da Justiça e na solução de conflitos. "É preciso rever o excessivo número de instâncias recursais existentes no Brasil, pois isto muitas vezes acaba criando morosidade em segmentos do Judiciário em todo o Brasil", afirmou.

A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, por sua vez, disse que a instalação de CEJUSCS já é considerada uma iniciativa muito exitosa. "É um método eficaz na busca do consenso, pois a conciliação soluciona o problema, enquanto que, em determinadas vezes, podemos verificar que a sentença resolve apenas o processo."

Os atos de instalação foram entregues aos Juízes Diretores dos Foros das Comarcas de Bagé, Ricardo Pereira e de Canguçu, Regis da Silva Conrado.

Homenagem

Durante a passagem pelo município de Canguçu, o Presidente Difini e a Corregedora-Geral Iris foram homenageados pela Rádio Liberdade AM, que está promovendo suas festividades alusivas aos 61 anos de existência. Na ocasião foi descerrada uma placa, junto aos estúdios da emissora, registrando a presença dos magistrados.

A honraria contou com a presença do Prefeito Marcus Vinicius Pegoraro, além de Juízes, representantes do Ministério Público, OAB e Vereadores.


Fonte: TJ-RS