Notícias

CNB/RS promove curso intensivo sobre a Atividade Notarial na Prática

Imagem Notícia
Treinamento reuniu cerca de 80 participantes de diversas regiões do Estado

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) promoveu, nos dias 23 e 24 de março, o Curso Intensivo “Atividade Notarial na Prática”. O treinamento foi apresentado no salão Rio Grande do Sul, do Hotel Everest, no Centro Histórico de Porto Alegre. As aulas foram ministradas pelos professores Karin Regina Rick Rosa e Luiz Carlos Weizenmann, assessores jurídicos da entidade e especialistas em Direito Notarial e Registral.



Na sexta-feira (23.03), o curso abordou assuntos do cotidiano dos cartórios, e versou sobre temas básicos, como o atendimento ao cliente e a apresentação da unidade, avançando a atividades mais específicas da prática notarial, como a confecção das atas notariais e seus modelos, como a de usucapião extrajudicial. O segundo tesoureiro do CNB/RS e tabelião em Caxias do Sul, Marcos Cunha Lima, fez a abertura do evento, pontuando a preocupação da entidade em prestar assistência aos associados, orientando os notários do Rio Grande do Sul em manter o melhor atendimento possível à população. “Essa é uma constância entre todas as diretorias do Colégio. Estamos sempre ouvindo nossos associados durante as visitas que fazemos, então nos preocupamos em atender as demandas de novos cursos e formações para a classe”, complementou o tabelião.



No segundo dia do treinamento, as atividades tiveram início com a apresentação de modelos de procurações. No decorrer da manhã, as escrituras públicas, seus requisitos gerais e modelos de compra, venda e doação foram o destaque. Após o almoço, as aulas trouxeram para a discussão os atos de inventário, divórcio e dissolução de união estável. Para finalizar o curso intensivo, os professores trataram de assuntos como testamentos e diretivas antecipadas de vontade. 



O presidente do CNB/RS, Danilo Alceu Kunzler, reafirmou o compromisso da entidade com o plano de ação para o ano de 2018. Segundo o notário, os cursos intensivos fazem parte do plano, e são uma forma de dar apoio e atenção àqueles que estão no balcão de atendimento. “Estas pessoas precisam ser amparadas pelo Colégio, pois são elas que estão ali, tratando diretamente com o público. O CNB/RS acredita que este tipo de capacitação dá mais segurança aos atos praticados nos tabelionatos, fazendo com que o serviço prestado à comunidade seja cada vez melhor. Estou muito satisfeito em ver o engajamento dos titulares no melhoramento da nossa prestação de serviços”, finalizou o presidente.



Para Karin Regina Rick Rosa, o comparecimento de um grande número de pessoas que vieram do interior foi uma surpresa, o que irá fomentar o interesse dos titulares em enviarem seus funcionários às edições que acontecerão nos meses de abril, maio e junho, nas cidades de Passo Fundo, Igrejinha e Santa Maria. “Normalmente contamos mais com participantes de Porto Alegre e das cidades vizinhas. O que me deixou feliz foi ver que tanta gente veio de longe. Podemos ver que este tipo de conteúdo é mesmo crucial para o dia a dia dos notários. A participação deles foi muito produtiva e agora esperamos levar estes conhecimentos para todas as regiões do Estado”, comentou a professora.



Segundo o professor Luiz Carlos Weizenmann, os cursos intensivos são ótimos por concentrarem grande parte da atividade prática em pouco tempo, tornando as aulas dinâmicas e muito proveitosas. “Sempre defendi que esse tipo de curso acontecesse, pois sei que no dia a dia faz falta um conhecimento mais amplo sobre os atos notariais. Os titulares e funcionários que estão há mais tempo nas serventias aproveitam para renovar os conhecimentos, e aqueles que estão entrando agora têm no curso a oportunidade de sanar suas dúvidas”, comentou.

As funcionárias do Cartório Ipiranga, de Gravataí, Letiane Carvalho, Caroline Mazzutti, Fernanda Schmal Rosa e Cristiane Carvalho participaram do curso intensivo pela primeira vez. “Gostamos muito! E queremos voltar a participar sempre que pudermos. Tudo que foi apresentado aqui é muito útil para o nosso dia a dia, tirando as dúvidas que temos que foram esclarecidas de forma muito dinâmica pelos professores”, comentou Caroline, que trabalha há 15 anos no cartório.