Notícias

CNB/RS promove curso intensivo sobre a Atividade Notarial na Prática na cidade de Passo Fundo

Imagem Notícia
Treinamento contou com 46 participantes de diversas cidades da região do Alto Uruguai

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) promoveu, nos dias 20 e 21 de abril, o Curso Intensivo “Atividade Notarial na Prática” – Edição Passo Fundo. Realizado no Hotel Villa Vergueiro, o treinamento distribuiu as aulas ministradas pelos professores Karin Regina Rick Rosa e Luiz Carlos Weizenmann, assessores jurídicos da entidade, entre sexta-feira à noite e sábado durante o dia.



 A segunda edição do curso seguiu a proposta da primeira, realizada em Porto Alegre, abordando temas do dia a dia da prática notarial, como reconhecimento de firmas e autenticações, ata notarial – usucapião extrajudicial e escrituras públicas – requisitos gerais, entre outros.

Na sexta-feira (20.04), o curso abordou desde temas básicos sobre o cotidiano de uma serventia extrajudicial, como o atendimento ao cliente e a apresentação dos cartórios, a atividades mais específicas da prática notarial, como a confecção das atas notariais e seus modelos.


No sábado (21.04), as atividades tiveram início com a apresentação de modelos de procurações. No decorrer da manhã, as escrituras públicas, seus requisitos gerais e modelos de compra, venda e doação foram o destaque. Após o almoço, as aulas trouxeram à discussão os atos de inventário, divórcio e dissolução de união estável. 

Para finalizar o curso intensivo, os professores trataram de assuntos como testamentos e diretivas antecipadas de vontade.

Compareceram ao curso, associados e funcionários de tabelionato de notas e protestos de diversas cidades da região do Alto Uruguai, como Erechim, Getúlio Vargas, Tapejara e Sananduva. 



O presidente do CNB/RS, Danilo Alceu Kunzler, lembrou do compromisso feito pela entidade durante visitas nas cidades da região. Segundo o tabelião, os cursos intensivos fazem parte do plano de ação da entidade para 2018 e são uma forma de dar apoio e atenção àqueles que estão no balcão de atendimento. “Estas pessoas precisam ser amparadas pelo Colégio, pois são elas que estão ali, tratando diretamente com o público. O CNB/RS acredita que este tipo de capacitação dá mais segurança aos atos praticados nos tabelionatos, fazendo com que o serviço prestado à comunidade seja cada vez melhor. Estou muito satisfeito em ver o engajamento dos titulares no melhoramento da nossa prestação de serviços”, finalizou o presidente.

As próximas edições do Curso Intensivo – Atividade Notarial na Prática serão ministradas nas cidades Igrejinha, nos dias 25 e 26 de maio, no hotel Ecoland, e em Santa Maria, nos dias 22 e 23 de junho, no hotel Business Center Beira Rio.

Fonte: Assessoria de Imprensa