Notícias

Sindiregis aborda Central do Registro Civil e Reforma Trabalhista durante XII Encontro Notarial e Registral do RS

Imagem Notícia
Bento Gonçalves (RS) - O Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis) também participou das atividades do XII Encontro Notarial e Registral do RS, durante o segundo dia de evento, no sábado (07.07).



A primeira palestra, “Central do Registro Civil: Novos Horizontes”, foi ministrada pela secretária-geral do Sindiregis e coordenadora da comissão da Central do Registro Civil do Rio Grande do Sul (CRCSRS), Joana Malheiros, em parceria com o técnico responsável pela CRCRS, Gustavo Cervi. A coordenação ficou a cargo do presidente do Sindiregis, Carlos Fernando Reis.



A secretária-geral Joana Malheiros iniciou a atividade, fazendo um pequeno histórico sobre algumas mudanças no registro civil, especialmente na certidão de nascimento, que hoje encontra-se mais moderna e atual. Em seguida defendeu a utilização da CRCRS pelos registradores, em oposição à utilização do arquivo público. Segundo Joana, perde-se espaço para o arquivo público, mesmo que este possua muitos documentos sem atualização. Para Joana, este espaço poderá ser suprimido por meio de um convênio que o Sindiregis vem buscando firmar, com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Joana também discursou sobre a implantação da CRCRS e o início de seu funcionamento. De acordo com dados trazidos pela palestrante, a Central começou com apenas 12 cartórios de registro civil, sendo que atualmente trabalha com 30 milhões de registros, oferecendo cerca de oito mil certidões mensais.