Notícias

Clipping – Gazeta Online - Com serviços pela internet, vender e comprar imóveis fica mais fácil em Curitiba

Imagem Notícia
Serviço está disponível desde o dia 31 e ideia é poupar tempo e dinheiro dos cidadãos

Os curitibanos que querem comprar ou vender um imóvel já podem adiantar boa parte do processo pela internet. Desde o dia 31 de julho, o Portal Escritura Simples começou a funcionar na capital. Na prática, o portal funciona com seis passos.

Primeiro, o comprador e o vendedor precisam solicitar a escritura e, em seguida, preencher os dados do imóvel, selecionando o tabelião e as certidões necessárias. Depois, o solicitante recebe um número para acompanhar o processo e a solicitação é enviada ao tabelião. As guias de pagamento, certidões e a escritura são providenciadas pelo tabelião e o cidadão só precisa sair de casa na hora de assinar o o documento no tabelionato.

Para o presidente do Colégio Notarial do Brasil, Paulo Roberto Gaiger Ferreira, a iniciativa traz muitos benefícios para a vida dos cidadãos, que economizarão tempo e dinheiro com a novidade.

“O Escritura Simples permitirá ao cidadão realizar todo o processo de compra e venda de imóveis de forma eletrônica, reduzindo etapas, deslocamentos, tempo e dinheiro, tornando assim a aquisição de imóveis um procedimento mais simples, mas com a mesma segurança”, explicou.

No site do Portal Escritura Simples, há um passo a passo de como solicitar o documento. O portal funciona 24h. Saiba mais clicando aqui.

Iniciativa nacional
Antes de chegar a Curitiba, este sistema já começou a ser usado em outras cidades brasileiras. Mais de 1,5 milhões de escrituras de compra e venda de imóveis foram realizadas em 2017 nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A ideia é expandir para os 8,5 mil tabelionatos de notas de 4.869 cidades do país.

Fonte: Gazeta Online