Notícias

Tabelionato de Notas de Santa Cruz do Sul comemora 140 anos

Imagem Notícia
O 2º Tabelionato de Notas de Santa Cruz do Sul completa 140 anos de história nesta terça-feira (22), sendo que, há 32 anos, tem Ivaldir Celso Trentin como seu titular.



Natural de Seberi, antigo distrito de Palmeira das Missões, formou-se em Direito em 1974, na cidade de Cruz Alta. Ao assumir o cartório, que estava vago há seis anos, deu continuidade ao trabalho desenvolvido pelo tabelião anterior, que logo aposentou-se. Segundo Trentin, personalidades ligadas ao futebol brasileiro, como o atual técnico do Cruzeiro de Minas Gerais, Mano Menezes, e o jogador de futebol Bolívar já realizaram atos notariais no cartório.



Aos olhos do tabelião, a evolução mais importante até agora foi presenciar a transformação da escrita mecanizada para a era da informática.

 “Desenvolvemos aqui a plataforma “AgilizaDocs – Notas”, totalmente na nuvem, tendo acesso através de computador, celular ou tablet, para encaminhamento de escrituras sem necessidade de deslocamento ao Cartório. Através dela, o cliente pode receber as informações e guias para pagamento, verificar o andamento do processo, marcar o dia para assinar (a única parte presencial do processo), e depois de assinada a escritura ela fica disponibilizada para consulta no site”, se orgulha o tabelião.



Para Trentin, a maior satisfação está em ajudar a população da cidade a “desatar alguns nós burocráticos” que são apresentados no tabelionato.

O cartório permaneceu no mesmo endereço por 70 anos, até a modernização das instalações, em 2008, onde se mudou para uma nova sede. Segundo registros, Theodoro Neumann, avô da escritora gaúcha Lya Luft, foi o terceiro tabelião a ocupar a delegação do Tabelionato.



O CNB/RS parabeniza o tabelião e os seus colaboradores por prestarem um serviço de qualidade à toda a comunidade de Santa Cruz do Sul.