Campanha desenvolvida pelas entidades do Estado de São Paulo será
estendida para todo o território nacional com o apoio da Anoreg/BR
Aracaju (SE) – O segundo dia do XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro teve
início na manhã desta quinta-feira (27/11) com um painel sobre o Projeto
Nacional Caravana da Proteção – iniciativa desenvolvida através de uma parceria
entre a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo
(Anoreg/SP), o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo
(Sinoreg/SP), o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção
São Paulo (IEPTB/SP), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do
Estado de São Paulo (Arpen/SP), a Associação dos Registradores Imobiliários de
São Paulo (Arisp) e o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP).
A presidente da Associação dos
Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/BR), Giselle Barros,
abriu a plenária explicando o intuito do projeto e como a iniciativa começou no
Estado.
“O desconhecimento é a
palavra-chave não só para os ataques que sofremos diariamente do poder público,
imprensa e sociedade, como também para a imagem negativa que nossa atividade
possui. Nossos serviços garantem a segurança de todas as relações jurídicas dos
cidadãos, desde o seu nascimento. Os cartórios estão ao lado da sociedade e dos
Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário participando ativamente de todos os
processos de modernização, desenvolvimento, desjudicialização e
desburocratização pelos quais o Brasil passa e já passou. Mesmo assim,
constantemente os serviços dos notários e registradores são colocados em xeque.
E isso precisa mudar! Por isso estamos aqui reunidos hoje, num esforço conjunto
e inédito: para mudar a nossa imagem e levar para a população a nossa verdade”,
afirmou ela.
Na sequência, o chairman da Lew
Lara /TBWA, Luís Lara, falou sobre a imagem que os cartórios têm junto a
sociedade. Segundo ele, apesar de uma Pesquisa Datafolha de 2015 revelar que
para 88% dos entrevistados os cartórios são a instituição mais confiável do
Brasil, a sociedade ainda acredita que os serviços são lentos, burocráticos e
caros.
“Uma pesquisa realizada pela To
Be Good também mostra que 66,4% das pessoas utilizam os cartórios para se
sentirem seguras e protegidas. No então, há diversos fatores que tornam a
imagem dos cartórios tão ruim assim para a população, como o fato da instituição
datar do período colonial onde o rei distribuía os cartórios entre poucos
privilegiados, a ideia de que os cartórios ainda são hereditários e a falta de
conhecimento como um todo”, explicou ele.
O publicitário ainda destacou que
a sociedade desconhece as ações positivas desenvolvidas por meio dos serviços
extrajudiciais, como a erradicação do subregistro. Segundo ele, todo este
desconhecimento só existe porque não há comunicação para informar, de forma
clara, os inúmeros benefícios que a atividade promove no país diariamente.
“É preciso encontrar uma verdade
que mostre os benefícios que a atividade cartorial promove. O “eu-coletivo”
precisa tomar ciência da contribuição que os cartórios dão para a segurança
jurídica do país. Uma verdade que posiciona a atividade dos notários e
registradores. Que cria valor para esta classe e atividade. E que mostre para a
população que os notários e registradores são seus parceiros. A verdade da
proteção”, afirmou ele.
Para dar continuidade a
apresentação, Luiz Lara passou a palavra para o publicitário da To Be Good,
Pedro Henrique Gomes, que explicou o porquê da escolha da palavra proteção na
campanha. Segundo ele, assim como na vida, as pessoas vão aos cartórios em
busca de proteção.
“A proteção dada pelos cartórios
é maior que todos os “defeitos” atribuídos à instituição. É a proteção que
garante os acordos firmados, que chancela a compra e venda de bens, que
assegura a propriedade privada, que atesta a identidade do cidadão e que
garante o indivíduo em todos os seus atos. E foi com base neste conceito que
desenvolvemos o nosso trabalho. Porque essa é uma verdade que fala diretamente
com o nosso consumidor e que ninguém abre mão”, explicou ele.
Campanha
Na sequência do painel, a
executiva e CSO da To Be Good, Ester Krivkin, apresentou a implementação da
campanha “Cartórios. Quem protege você” dentro das serventias extrajudiciais do
Estado de São Paulo. O treinamento percorreu mais de 2 mil quilômetros em todo
o Estado, passando pelas cidades de São Paulo, Santos, São José do Rio Preto,
Marília, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos. Contando com a
presença de mais 1570 participantes.
“O que nós percebemos ao longo da
caravana no Estadão de São Paulo é que o evento foi ganhando força. Os
treinamentos foram ganhando cada vez mais inscritos. Aparecia o cartório
inteiro para participar. E é necessário mostrar para os colaboradores das
serventias a importância desse conceito. É preciso ser mais do que apenas
técnico. É preciso ter empatia com cliente. Nós conseguimos plantar essa
semente nos cartórios de São Paulo e esperamos que esse lançamento em âmbito
nacional tenha reflexos positivos em todo o país”, afirmou ela.
Minuto Cartório
Além de apresentar as ações que
já foram desenvolvidas dentro do Projeto Caravana da Proteção, o Painel também
contou com uma breve apresentação sobre os próximos passos da iniciativa.
Segundo o, Pedro Lara,
publicitário da Too Be Good, na próxima terça-feira (03/12) começa a ser
veiculado na rádio Jovem Pan, o boletim Minuto Cartório. “Este é o momento em
passamos a dialogar com a população. Nesta primeira leva, trataremos de seis
temas: a apresentação dos serviços extrajudiciais, a importância dos cartórios
na desburocratização de processos, a desmistificação de que as serventias são
hereditárias, o contexto histórico de que os cartórios não existem apenas no
Brasil, a importância do setor para a cidadania, além de esclarecer os repasses
que as serventias realizam para órgãos públicos”, explicou ele.
Pedro ainda apresentou o novo
site da Campanha: www.protegevoce.com.br, onde o
cidadão poderá esclarecer outras dúvidas sobre a classe como, por exemplo, a
diferença de cada uma das naturezas e quais informações são fake ou fato com
relação aos serviços extrajudiciais. Para 2020, também já está previsto a
realização de campanhas no Jornal Estado de São Paulo e nos sites dos
principais meios de comunicação do país.
Treinamento
Para fechar o painel Projeto
Nacional Caravana da Proteção, a psicóloga e consultora de pessoas, Pamella Kazantzis;
e a diretora da MK5, Márcia Oller, realizaram um treinamento com notários e
registradores presentes.
Kazantzis apresentou a palestra
Cultura Organizacional e Reputação, em que explicou a importância da cultura
para geração de comportamento e consequentemente na geração de bons resultados.
“Cultura é o que nos une. É um modo de vida. O que a gente faz todo dia e está
incorporado em um grupo particular, num determinado tempo. Todo mundo tem
cultura. Basta viajarmos pelo Brasil para percebemos as diferenças que existem
de culinária, crença, religião, sexo e linguagem. Mas qual a cultura que
permeia no seu ambiente de trabalho? É necessário refletir sobre a cultura
atual dos cartórios, porque só desta forma será possível mudar o que não está
dando certo e reforçar o que está funcionando”, explicou.
A psicóloga também destacou a
importância de se criar uma reputação para se blindar de possíveis crises de
imagem. Segundo ela, a reputação pode facilitar ou dificultar os negócios. “A
reputação é um pré-requisito para dar certo ou dar errado. Qual a história que
a gente conta e qual a gente deixa de contar? Quais as histórias que vocês
estão contando? Precisamos criar uma boa história, baseada nos valores que os
cartórios já possuem e, em seguida, comunicar. A comunicação é a chave do
sucesso, se ela não existir, o outro não fica sabendo e você não ganha
reputação”, afirmou Kazantzis.
Na sequência, a diretora da MK5,
Marcia Oller, falou sobre o tema “Cultura de Atendimento. Entregando a promessa
da sua marca”. Em sua apresentação, ela destacou a importância que o bom
atendimento tem na avaliação do usuário de qualquer serviço.
“Uma pesquisa apontou que 70% das
pessoas abandonam ou saem falando mal de um serviço quando são mal atendidas,
49% porque o atendimento era de baixa qualidade, 30% quando o seu pedido não é
solucionado, 21% por falta de atenção, 15% porque mudam para uma solução mais
barata ou quando encontram uma solução melhor. Ou seja, o que o cliente mais
valoriza é o bom atendimento. Não pode prometer e não entregar. É preciso
superar o script. Fazer mais pelo cliente”, afirmou ela.
Oller também enfatizou a expectativa
que a campanha pode gerar no usuário do serviço. “Agora tem propaganda dizendo
que os cartórios prestam um bom atendimento. Então, o cliente vai chegar com as
expectativas lá no alto. Ele não pode sair com a impressão de um atendimento
ruim. E os colaboradores são essenciais nesse processo. É preciso atender o
cliente como se fosse um convidado: receber como sorriso no rosto. Com
alegria”, completou.
Promovido anualmente pela
Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), o XXI Congresso
Brasileiro de Direito Notarial e de Registro está sendo realizado na
cidade de Aracaju, em Sergipe até o dia 29 de novembro.
Fonte: Assessoria de imprensa Anoreg/BR