Com diversos serviços disponíveis, cartórios se adaptam
ao trabalho remoto
Para se adaptar às necessidades de distanciamento social
recomendadas pelos órgãos da saúde, no Brasil, cartórios de nota estão
oferecendo a maioria dos serviços online. A medida tem sido bem-recebida pelos
clientes e também pelos funcionários que estão adquirindo novas habilidades com
a modalidade.
A autorização para que os cartórios trabalhem de maneira
online já está valendo desde o mês de abril e, para viabilizar as atividades,
uma nova plataforma foi criada. De acordo com Daniel de Almeida, presidente do
Colégio Notorial do Brasil, secção São Paulo, e tabelião do 2º Tabelitão de
Nota de Ribeirão Preto, a adequação foi surpreendente.
“Como toda mudança, foi preciso um aprendizado. No entanto,
o que percebemos é que a plataforma e o modelo de trabalho proposto foram de
fácil absorção. A ferramenta foi desenvolvida para navegação ser intuitiva, o
que proporcionou uma adaptação mais rápida do que esperávamos. Não houve
grandes problemas no dia a dia. “, conta Daniel.
Para o tabelião, a pandemia do coronavírus apenas
adiantou o processo de migração para o modelo online que já estava previsto para
acontecer. “A plataforma estava em desenvolvimento desde o ano retrasado, só
foi preciso acelerar o processo para colocá-la no ar”, explica.
Redução na demanda
Assim como diversos setores da economia, os cartórios também
registram uma redução nos serviços notariais. Segundo Daniel, no mês de abril a
queda na procura foi de 60%.
Já no mês de maio, foi percebido um aumento gradativo, o que
indica, para ele, que em breve tudo deve ser normalizado.
“Justamente por ainda sentir que há uma redução considerável
que não estamos abrindo em tempo integral. A expectativa, porém, é que no mês
de julho possamos voltar ao horário de atendimento normal, ainda que o serviço
não tenha sido restabelecido plenamente”, informou.
Serviços online devem expandir
Atualmente, é possível que o cidadão faça todos os serviços
notoriais de maneira remota, como procurações, inventário, documento
de união estável, divórcio, pacto antenupcial, escritura de compra e venda, de
doação, de dação em pagamento e atas notoriais.
No setor de reconhecimento de firma e autenticação, a
plataforma ainda está em desenvolvimento, porém, já em fase final. “Acreditamos
que em, no máximo, dois meses possamos colocá-la em funcionamento para o
público. Quando isso acontecer, os cartórios de notas terão 100% dos serviços
oferecidos de forma online”, concluiu.
Fonte: Contábil