Para todas aquelas empresas que coletam dados de clientes
para diversos fins, é preciso cautela, afinal, está chegando o momento de
implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.
Os empreendedores têm uma série de preocupações e exigências
para manterem seus negócios em funcionamento e, além de buscar novas formas de
conquistar clientes, disponibilizar pagamentos, contar com a maquininha de
cartão mais vantajosa, sistemas de entregas, entre outros, é preciso também ter
atenção às leis e regulamentações.
Para todas aquelas empresas que coletam dados de clientes
para diversos fins, é preciso cautela, afinal, está chegando o momento de
implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.
Sua empresa já está pronta para estar em conformidade com a
lei e já sabe quais são os benefícios e oportunidades que ela vai levar para o
negócio? Confira!
O que é LGPD?
Depois de muitos anos de debate, o Brasil finalmente está
caminhando para seguir a tendência de outros países e contar com uma Lei Geral
para Proteção de dados, a Lei 13.709/2018.
Sancionada pelo então presidente Michel Temer, em 2018, a
lei já passou por revisões e alterações e, após discussões, ela entrará em
vigor em agosto de 2020 e suas sanções, com multas e prazos passam a valer em
agosto de 2021.
A lei visa proteger os dados pessoais dos indivíduos,
mudando a forma de funcionamento e operação das empresas, afinal, passarão a
existir regras de coletas, armazenamento, tratamento e compartilhamento de
dados pessoais dos clientes.
A LGPD se aplica para qualquer pessoa natural ou
jurídica, de direito público ou privado, que realize operações de coleta,
produção, recepção, classificação, processamento, entre outras atividades de
dados pessoais produzidos no Brasil, independente de qual seja o país sede em
que os dados estejam localizados.
Essa coleta não se dá apenas pelo meio online e dados
coletados offline, como formulários preenchidos em lojas, também entram nas regras.
Atualmente, qualquer organização pode solicitar diversos
dados dos clientes, mesmo que eles não tenham nenhuma relação com o serviço
oferecido pela empresa.
Com esses dados, a empresa poderia fazer o que quisesse com
as informações, sem que os usuários soubessem para onde iriam. o que ocasiona
spam em e-mails, telefonemas indesejados e contatos feitos por empresas das
quais os usuários sequer tinham conhecimento, além de problemas mais graves
como roubo de dados e prejuízos aos consumidores e empresas.
Agora, com as regras da lei, é preciso consentimento quanto
ao uso de dados, além de demonstração de forma clara e objetiva para como serão
utilizados.
Quais as oportunidades para as empresas com a LGPD?
A principal função da LGPD é dar controle ao consumidor
sobre seus dados, mas ela também é uma oportunidade e leva vantagens para as
empresas, afinal, investir em proteção de dados pessoais é muito importante e
benéfico para os negócios.
Protege informações sigilosas
Ao investirem mais em proteção de dados para entrar em
conformidade com a lei, as empresas passam a ter mais segurança dos dados
críticos e sensíveis, não só do cliente, mas também dos negócios e estratégias.
Muitos dados são perdidos anualmente dentro das organizações
e, muitos deles, podem causar grandes prejuízos, por isso, ter cuidado com
essas informações é essencial.
Além disso, a lei protege vazamento e sequestro de dados.
Uma empresa com atendimento online ou não, conta com extenso cadastro de
clientes e, caso esses dados vazem e sejam utilizados de maneira indevida,
grandes podem ser os transtornos e prejuízos.
Aumenta confiança e credibilidade da empresa
A proteção de dados lida com números, valores e informações
confidenciais dos clientes. Ao ter qualquer um desses vazados, é grande o
trabalho para reverter a imagem negativa da organização, afastando clientes.
Ao ser uma empresa que cumpre a lei e se preocupa de verdade
com os aspectos de segurança de dados e o utilizam de forma consciente, a
reputação e credibilidade passa a ser maior, fazendo com que os clientes
confiem no negócio e divulguem voluntariamente para outras pessoas.
Possibilita inserção global
O Brasil já está atrasado quando comparado a outros países
em relação às regras de proteção e segurança digital. Esse atraso é prejudicial
para as relações comerciais das empresas, afinal, cada vez menos as empresas
estrangeiras querem fazer negócios com que não se preocupa com segurança.
Ao ter políticas estabelecidas e cumpridas, os
empreendedores brasileiros voltam a ganhar mais confiança, auxiliando na
economia e troca de produtos e serviços.
A LGPD é uma lei que vai trazer benefícios para
consumidores e empresas e vai dar novos rumos para privacidade e segurança de
dados. O seu negócio está preparado para a nova lei? Atente-se às suas regras,
afinal, falta pouco para sua implementação!
Fonte: Jornal Jurid