A partir desta segunda-feira (27), o cliente deve
solicitar o aumento do período de pausa no pagamento pelo aplicativo Habitação
Caixa ou por telefone
A pausa para o pagamento das prestações
do financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal será estendida
a partir desta segunda-feira (27) por mais 60 dias, totalizando 180 dias. Até o
momento, o número de contratos que tinham pausa de 120 dias chegava a 2,4
milhões, num total de R$ 8,6 bilhões.
A ampliação não é automática. Por isso, o cliente deve
solicitar o aumento do período sem pagar a prestação, por meio do aplicativo
Habitação Caixa ou pelos telefones 3004-1105, 0800-726-0505, opção 7;
0800-726-8068, opção 2 - 4. A previsão é que acrescente mais R$ 4,4 6 bilhões
no valor total de prestações pausadas.
A medida vai beneficiar os contratos realizados por meio do
programa 'Minha Casa Minha Vida' (Faixas 1,5, 2 e 3) e do SBPE (Sistema
Brasileiro de Poupança e Empréstimos).
Segundo o banco público, os clientes pessoas física e
jurídica que já tiveram a pausa temporária de 120 dias concluída poderão
prorrogar o prazo por mais 60 dias. E quem ainda não optou por essa alternativa
também poderá solicitar a pausa de 180 dias.
Caixa explica que, para as empresas, a opção de pausa é
válida para os financiamentos à produção de empreendimentos e para os
financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais (modalidade
individual). "As opções de pagamento parcial dos encargos ou carência
também serão estendidas para até 180 dias, porém não poderão ser utilizadas em
conjunto com a pausa", diz o banco.
A medida faz parte das ações do banco para oferecer aos
clientes alternativas para enfrentar os efeitos causados à economia pela
covid-19. "Estender a pausa é mais uma medida importante do banco no
suporte ao planejamento das famílias brasileiras nesse período de pandemia e à
retomada da economia", diz o presidente do banco, Pedro Guimarães.
A Caixa já registrou mais de 2,1 milhões de solicitações
pelo aplicativo Habitação Caixa, além de cerca de 170 mil atendimentos pelo
telesserviço.
Durante o período de pausa, o contrato não está isento da
incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas, informa. Os valores dos
encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato e diluídos no
prazo remanescente. A taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não
sofrem alteração.
Como solicitar?
Para as pessoas físicas, um dos principais canais é o
Aplicativo Habitação Caixa. Ao acessar o aplicativo, o cliente deve clicar na
opção “solicitar pausa emergencial”. Depois, será preciso realizar o login. Em
seguida, é preciso ler as orientações e clicar em “próximo”. Na etapa seguinte,
o cliente informará seu número de celular e autorizará a Caixa a enviar SMS
sobre a solicitação. Por fim, basta clicar em “solicitar pausa”.
Há outros canais?
Além do aplicativo, a Caixa disponibiliza um número de
WhatsApp (0800-726 8068) e o Telesserviço (telefones 3004-1105 para capitais ou
0800-726 0505 para demais cidades, opção 7). O atendimento é feito de segunda a
sexta-feira, das 8h às 20h, exclusivamente para os contratos de pessoas
físicas.
O que fazer no caso de uma empresa?
O cliente pessoa jurídica deverá entrar em contato com seu
gerente para solicitar a pausa no pagamento de prestações. O atendimento da
Agência Digital tem um WhatsApp para todos os clientes correntistas e
poupadores da Caixa. Por meio da digitação da agência e do número da conta, o
cliente será direcionado para atendimento na sua agência de forma remota.
Fonte: R7