O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF),
lançou nesta segunda-feira (27) um novo serviço, totalmente digital, para
obtenção de crédito através do Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito
Fundiário. A nova plataforma pode ser acessada pelo portal Gov.br.
O objetivo é facilitar e agilizar o acesso ao crédito rural
para aquisição de terras e infraestruturas básicas e produtivas, por meio do
Terra Brasil, com recursos do Fundo de Terras do Governo Federal.
A estimativa da SAF é que o serviço permita uma redução do
prazo médio de tramitação das propostas de financiamento de 24 meses para
aproximadamente seis meses. O fluxo será reduzido de 12 para seis fases de
atendimento divididas da seguinte forma: Solicitação; Análise Estadual; Análise
Federal; Análise Financeira; Ajustes de correções e pendências; e Finalização.
“Se trata de mais uma etapa importante do trabalho que
estamos realizando desde o início do governo com foco no aprimoramento do
Programa de Crédito Fundiário. O objetivo é desburocratizar e ampliar o acesso
dos agricultores familiares ao crédito fundiário, qualificando o processo de
tramitação das contratações e tornando mais célere a concessão de financiamento
aos trabalhadores rurais”, destaca o secretário de Agricultura Familiar e
Cooperativismo, Fernando Schwanke.
O serviço digital dispensa a necessidade de entrega de
documentação física ao governo federal. Todos os documentos serão
digitalizados, eliminando os gastos com postagens e correio. A tramitação será
realizada sem o comparecimento presencial. O envio do projeto técnico de
financiamento e toda documentação do candidato a beneficiário, do vendedor e do
imóvel rural, se dará por meio da plataforma digital, desde o pedido inicial no
município até a liberação do contrato de financiamento na agência do banco
indicado. A parte documental física permanecerá no município para tratativas do
interessado com os cartórios de registro de imóveis competentes.
O serviço digital “Obter Crédito – Terra Brasil”, também
promoverá uma maior agilidade no processo de avaliação da elegibilidade do
candidato e do imóvel rural, assim como disponibilizará, desde o início,
informações de preços referenciais para aquisição de terra no Brasil, na região
de interesse do candidato. Essas informações permitirão maior agilidade na
elaboração do projeto técnico, com viabilidade técnica econômica e financeira
do imóvel rural, e a celeridade na apuração pelos órgãos competentes.
Além disso, a nova plataforma garante o acesso à informação
de forma transparente, para o acompanhamento das etapas de análises,
aprovações, envio de documentos, correção de pendências e solicitações de
informações complementares, que serão automaticamente informados no portal para
o técnico responsável, como encaminhadas por e-mail e por mensagem para o
celular (SMS), para o agricultor e produtor rural interessado.
O serviço digital “Obter de Crédito – Terra Brasil” já está
disponível e o acesso deve ser realizado por meio das empresas de Assistência
Técnica e Extensão Rural (Ater), tanto públicas como privadas, que comprovem a
certificação no serviço CET – Certificar Entidades e Técnicos para concessão de
crédito fundiário. Portanto, o cidadão interessado em obter crédito para
compra de propriedade rural deve procurar a empresa de Ater do seu município
para receber orientações sobre o acesso ao crédito rural com recursos do Fundo
de Terras, por meio do Terra Brasil.
A nova plataforma está alinhada com a estratégia do Governo
Digital para o período de 2020 a 2022, iniciativa federal cujo foco é a
transformação do governo, por meio de tecnologias digitais, para oferecer
políticas públicas e serviços ao cidadão com melhor qualidade, de um jeito mais
simples, transparente e acessível a qualquer hora e lugar, trazendo menores
custos e maior eficiência para toda sociedade.
Fonte: BeefPoint