O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação realizou
sexta-feira (09/10) e terça-feira (13/10) duas importantes reuniões – por
videoconferência – para debater o documento Requisitos Mínimos para as
Declarações de Práticas das Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil –
DOC-ICP-05.
A sistemática de encontros visa garantir a participação de
todos os entes da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil nas
decisões sobre os rumos e tendências da certificação digital. Quarenta pessoas
participaram da última reunião, estando disponível todo o corpo técnico do ITI
e a Procuradoria Federal Especializada (PFE).
Inicialmente a atualização do documento foi motivada pelo
Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019 e pela Resolução CG ICP-Brasil nº
161, de 17 de abril de 2020, e acatando o cronograma definido na Portaria nº
16, de 02 de abril de 2020 que determina que a atualização do documento deve
ocorrer até novembro deste ano, o ITI propôs a discussão.
Os assuntos e temas da atualização da norma contemplam,
entre outros, algumas inovações na emissão de certificados digitais, suas
relações com outros documentos que identificam o cidadão brasileiro e o uso de
tecnologias para os processos de emissão de forma digital.
Estratégias sobre segurança, gestão da informação e controle
dos novos procedimentos foram discutidos entre os participantes, entre demais
pontos sobre metodologia e mercado.
A reunião foi coordenada pelo diretor-presidente do ITI,
Carlos Fortner, e estiveram presentes além de assessores e membros da equipe
técnica do ITI, representantes da AARB, ABRID, ANCD, ANCert, ATID, AC
Defesa, Bry, Certisign, DigitalSign, Fenacon, Imesp, Receita Federal, Safeweb,
Serpro, Soluti e Valid.
Fonte: ITI