Plataforma garante serviço sem a necessidade da presença
física do interessado e segurança jurídica ao documento, diz entidade
cartorária
A autenticação de documentos, serviço mais procurado nos
cartórios de notas, agora pode ser realizada de forma digital, sem a
necessidade da presença física do usuário, conforme anunciou o Cartório
Notarial do Brasil - Seção São Paulo (associação paulista dos cartórios de
notas).
De acordo com o vice-presidente da seção paulista do Colégio
Notarial do Brasil, Andrey Guimarães Duarte, o novo recurso permite a
materialização e a desmaterialização de autenticações em diferentes cartórios,
verifica a autenticidade do arquivo digital e torna mais rápido o envio do
documento certificado para pessoas ou órgãos.
O dirigente cartorial acrescenta que a plataforma eletrônica
e-Notariado disponível no site da Cenad (Central Notarial de Autenticação Digital)
— no endereço cenad.e-notariado.org.br —, garante segurança jurídica
ao documento emitido. A verificação na plataforma permanece aberta por cinco
anos, conforme norma do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
"Isso faz com que a pessoa tenha a possibilidade de
fazer circular um documento na internet de maneira digital, mas atestando que é
verdadeiro. A diferença é o grau de confiança. Vale para o mundo físico e o
mundo digital", garantiu Andrey.
A plataforma permite que um documento físico seja copiado,
digitalizado e, de maneira segura, que produza efeito. Após a digitalização, o
documento é criptografado e arquivado na rede blockchain — desenvolvida
exclusivamente para uso do Notariado — para que o usuário possa conferir o
procedimento e utilizá-lo.
"Se [o documento] já nasceu digital, você o baixa na plataforma,
que o verifica e criptografa. Se houver qualquer alteração na hora que for
feita a atestação, o sistema vai mostrar quando validar e dizer se é esse mesmo
ou se houve um bite de alteração. Depois, há um fechamento. o documento é
lacrado. Se fizer qualquer alteração nos dados, a plataforma não vai fazer a
validação", completou o representante da associação cartorária paulista.
Documentos mais autenticados
Segundo Andrey Guimarães Duarte, registros de identificação
(CPF e RG, por exemplo) são bastante copiados. Mas a autenticação admite
qualquer documento, como: textos, redações e fotos. "Algumas pessoas usam
para finalidades diversas."
O sistema e-Notariado, responsável por hospedar a Central
Notarial de Autenticação, oferece ainda os serviços de assinatura digital de
escrituras, procurações, atas notariais, testamentos, além de realizar
separações e divórcios extrajudiciais de forma virtual.
Tutorial
Para realizar o serviço, o usuário deverá solicitar a
autenticação digital a um Tabelionato de Notas de sua preferência e enviar o
documento (caso seja digital), por e-mail, aplicativos de mensagem ou outros
meios eletrônicos. Por enquanto, documentos físicos devem ser levados até o
cartório para a sua digitalização e autenticação.
Ao recebê-lo na plataforma, que segue as normas de
territorialidade para distribuição dos serviços, o tabelião irá verificar a
autenticidade e a integridade do mesmo.
"Você entra na plataforma e faz o upload do documento.
É exigido que você se identifique nessa hora. A partir daí, vai ser finalizado
e vai ser lacrado. É [gerada] uma numeração, um código de criptografia. O
destinatário vai entrar na plataforma, digitar o código e a plataforma vai
falar se é verdadeiro", explicou Andrey Guimarães Duarte.
Posteriormente, a autenticação notarial irá gerar um
registro na plataforma, que conterá dados do notário ou responsável que a tenha
assinado, a data e hora da assinatura, e código de verificação.
Em seguida, o usuário receberá um arquivo PDF assinado
digitalmente pelo cartório. O envio do arquivo poderá ser feito por e-mail,
WhatsApp ou outro meio eletrônico. A operação é assegurada e validada pelo rede
blockchain exclusiva do notariado.