Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a cada quatro casamentos, um divórcio é realizado no Brasil. Estatísticas apontam uma taxa ascendente no número de divórcios ao longo dos anos. De 1984 a 2007 o crescimento foi de 200%.
Vários fatores influenciaram para essa realidade, entre eles as próprias transformações sociais e as expectativas que as pessoas têm em relação ao casamento. Em julho deste ano, uma emenda constitucional trouxe mudanças, deixando de fazer referência à prévia separação judicial e ao requisito de tempo. Mas isso facilitou o processo? Fez aumentar o número de dissoluções matrimoniais?
O assunto está em pauta no Sala de Audiência desta semana. Quem conversa conosco é o desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, um estudioso do Direito de Família. Também participa o tabelião Luiz Carlos Weizenmann, presidente do Colégio Notarial do Brasil no Rio Grande do Sul, que recebe os pedidos extrajudiciais e vai poder nos dar um panorama da realidade hoje, alguns meses após a mudança.
Exibições na TV Justiça:
Sábado - 5h30
Domingo - 6h30
Segunda - 10h30
Quinta - 11h
Sexta - 4h30
Fonte: TV Justiça
Nota de responsabilidade
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.