A
diretoria do Colégio Notarial do Brasil – Rio Grande do Sul se reuniu na
tarde desta quarta-feira (23.03).
O encontro debateu os mais recentes assuntos de interesse da classe notarial
gaúcha e formalizou as sugestões e intervenções da diretoria executiva da
entidade.
O presidente do CNB/RS, José Flavio Fischer, citou os avanços no desenvolvimento de um “Convênio de Doação de Órgãos e Tecidos” e comentou as recentes tratativas do CNB com a Corregedoria Geral de Justiça do Rio Grande do Sul (CGJ-RS). “O assunto possibilitou uma aproximação muito frutífera e amigável com a nova gestão da CGJ, o que nos garante um ensejo para a continuidade deste projeto”, disse.
A reunião da diretoria debateu também a reformulação e aprimoramento dos concursos públicos para cartórios gaúchos. Rita Bervig Rocha, titular do 7º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, comentou sobre suas experiências em concursos e sugeriu uma aproximação do Colégio com o Tribunal de Justiça do Estado para promover mudanças aos conteúdos das provas. “Creio que podemos buscar uma roupagem mais gaúcha aos textos previstos, com mais previsões jurídicas próprias do estado”, explicou. Caroline Mirandolli, titular do Cartório de Notas e Registro Civil de Mato Leitão, sugeriu a revisão dos editais dos concursos “em busca de discorrer e desenvolver ainda mais os temas que serão tratados nos concursos”. Fischer observou também a importância de se levar tais assuntos à Corregedoria Geral de Justiça, órgão com atribuição para mudanças e inclusões de novas matérias às provas. “Entendo que gestão administrativa e financeira são matérias relevantes que deveriam integraras provas para preparar melhor os candidatos”, disse.
Em seguida a diretoria elogiou o texto da assessora jurídica do CNB/RS, Karin Rick Rosa, que trata sobre a possibilidade de realização de inventário extrajudicial em casos com menores incapazes. O texto será encaminhado à Corregedoria do estado e propõe a inclusão de tais casos à via extrajudicial, além de discorrer sobre os principais pontos jurídicos que possibilitariam tal ação.
O encontro, que antecede o 74º Encontro de Notários Gaúchos, debateu também pontos de interesse da classe no estado e ressaltou entre os membros presentes da diretoria alguns dos detalhes técnicos sobre a organização do Encontro Notarial que acontece no próximo dia 1º de abril.
Fonte: Assessoria de Comunicação - CNB/RS