O presidente da Associação dos Notários e Registradores do
Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), João Pedro Lamana Paiva, e representantes
do Fórum de Presidentes das entidades extrajudiciais gaúchas participaram de
uma reunião virtual, nesta sexta-feira (06/05), para tratar da apresentação do
diagnóstico da pesquisa realizada pela Fundação Semear sobre a realização de
ações sociais pelas serventias do estado.
A gestora social da Fundação Semear, Helena Thomé, também
participou da reunião e falou sobre a pesquisa respondida por 34 cartórios
gaúchos, com o intuito de conhecer as ações sociais que vêm sendo realizadas pelas
serventias do estado. “Essa primeira ação que nós desenvolvemos revela que a
maioria dos cartórios já fez algum tipo de ação social”, contou. “Nosso
objetivo é que essas ações que estão sendo realizadas e outras que possam vir a
acontecer tornem-se ações monitoradas, planejadas, com indicadores próprios que
possam ser usados para avaliações”, completou.
Em seguida, a Assessora de Projetos Sociais da fundação,
Márcia Bernardes, apresentou o diagnóstico da pesquisa. Das 34 serventias que
responderam à pesquisa, 72,2% promovem alguma ação social, seja campanha de
alimentos, doação de roupas e calçados, doação de brinquedos, de cobertores, de
recursos financeiros ou até mesmo campanhas informativas.
A pesquisa revelou ainda que 57,7% das ações são realizadas
de forma pontual e não estão inseridas em um planejamento.
A partir desse diagnóstico, a Fundação Semear irá promover
capacitações com representantes das 34 serventias, com o intuito de multiplicar
as informações dentro de cada cartório, estabelecer diretrizes para que as ações
sejam feitas de forma profissional e discutir os projetos prioritários de cada um.
Além dessas serventias, qualquer outra
que manifestar interesse também pode participar do projeto.
O projeto de ação global social será promovido pela
Anoreg-RS e o Fórum de Presidentes das entidades representativas dos serviços
extrajudiciais do estado e a Fundação Semear, conforme convênio assinado em
dezembro de 2021. Helena Thomé falou sobre a promoção envolvendo notários e
registradores de todo o estado, sugerindo uma campanha informativa sobre a
destinação do imposto de renda devido para os fundos da criança e do
adolescente.
“O ponta pé de arrancada para 2022 foi dado”, comentou o
presidente da Anoreg/RS.
Também participaram da reunião José Flávio Bueno Fischer,
presidente do CNB-RS; Luiz Fernando Cavalheiro, vice-presidente do IEPRO-RS;
José Carlos Guizolfi Espig, presidente do SINDINOTARS; Pedro Di Iulio Ilarri,
vice-presidente da Arpen-RS; Fabiana Teixeira da Silva, secretaria executiva da
Anoreg-RS e Arpen-RS; Aurora Ferreira, secretária do Colégio Registral do RS; e
Astrid Muller, gestora administrativa da Fundação Enore-RS.