Notícias

CNB/RS lança o Banco de Talentos da entidade

Imagem Notícia

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) apresenta aos seus associados o Banco de Talentos da entidade. A entidade entende que o processo de recrutamento e seleção pode ser muito trabalhoso e custoso para os titulares de cartórios. Por isso, encontrar formas de otimizar este processo pode ajudar a reduzir despesas com horas de análise de currículos e entrevistas, e ainda tornar a contratação mais assertiva. 

Pensando nisso, o CNB/RS lança o Banco de Talentos da entidade, uma das ferramentas utilizadas para acelerar as contratações, pois funciona como uma espécie de banco de dados de candidatos, que facilitará a prospecção de profissionais para o preenchimento de vagas em tabelionatos de todo o Estado do Rio Grande do Sul de forma gratuita.

O mercado de trabalho desconhece o que é preciso para atuar em um tabelionato, e esse desconhecimento pode deixar de fora profissionais com grande potencial para uma vaga no seu serviço. É comum que os cidadãos pensem que o escrevente ou auxiliar de cartório são cargos de concurso, o que não é verdade. A realidade é que para ser titular de tabelionato é preciso formação em Direito e passar em concurso, mas para se candidatar ao trabalho como auxiliar de cartório ou escrevente, basta se identificar com essa prestação de serviços e ter vontade de aprender.

O CNB/RS utiliza um portal que recebe os currículos de profissionais de todo o Estado, e está firmando parcerias com universidades, plataformas de ensino, com a OAB e Conselho de Administração, assim como Catho e LinkedIn, para divulgar esse canal de acesso direto aos tabelionatos de todas as cidades gaúchas. 

Para se inscrever no Banco de Talentos do CNB/RS o profissional não paga nada, e ainda recebe um teste de perfil profissional. Do outro lado, mais de 360 tabelionatos de notas e protestos do Estado, associados ao CNB/RS, terão acesso aos currículos de candidatos com cidade, qualificações e perfil comportamental, e ainda poderão fazer contato direto para realizar entrevistas direcionadas por perfil de cargo.

“A plataforma veio para otimizar o processo de recrutamento e seleção e democratizar o acesso ao trabalho nos tabelionatos. Estamos trabalhando com foco na excelência da prestação de serviços e nossos funcionários são a base do nosso atendimento. O nosso Banco de Talentos pode ser uma grande oportunidade para estudantes de Direito e Administração ingressarem na carreira de escrevente, que é um cargo de grande conhecimento jurídico no extrajudicial”, enfatiza o presidente do Colégio Notarial RS, José Flávio Bueno Fischer.

Benefícios que o Banco de Talentos pode trazer para os tabelionatos associados do CNB/RS:

- Um Banco de Talentos digitalizado e bem organizado permite a triagem de currículos por habilidades específicas, o que facilita muito o trabalho do gestor durante o processo seletivo. 

- Uma das etapas mais longas e trabalhosas do processo seletivo é o anúncio, a procura de indicação, e recebimento e triagem de currículos. Esses documentos devem ser analisados um a um, organizados e classificados por ordem de qualificação. Com o banco de currículos, o software utilizado pelo CNB/RS faz a análise do grau de adequação do currículo à vaga aberta pelo cartório e já apresenta os candidatos por ordem de qualificação, através de inteligência artificial.

- Com a formação de um Banco de Talentos, essa etapa é feita de maneira proativa. Assim, quando há o surgimento de uma vaga por parte do cartório, o associado vai cadastrar esta vaga no Banco de Talentos do CNB/RS, definindo o cargo, as funções e o perfil profissional desejado, e o software vai comunicar a vaga de forma rápida e abrangente.

- O CNB/RS está enviando o link do seu banco de currículos para todas as instituições de ensino e organizações de classe profissional, para divulgar a ferramenta com os bons profissionais de todo o Estado.

- Como o software do Banco de Talentos avalia os currículos de acordo com a compatibilidade da vaga, de acordo com o conhecimento esperado, perfil comportamental e regiões, os tabelionatos terão acesso aos candidatos mais adequados para cada vaga aberta.

Clique neste link e assista ao vídeo do presidente do CNB/RS, José Flávio Bueno Fischer

Passo a passo para utilizar o Banco de talentos do CNB/RS

- Faça seu cadastro através do WhatsApp (51) 9.9809-5292

- Após o cadastro, abra uma vaga para o seu cartório no site, especificando o comportamento esperado e as funções. O software comunica a sua vaga em diversos sites de seleção profissional e os pretendentes farão o cadastro do currículo diretamente na sua vaga.

- Você terá acesso ao link da sua vaga para conferir os currículos cadastrados.

O software do Banco de Talentos recebe os currículos e, automaticamente, seleciona os melhores candidatos de acordo com o perfil comportamental, região e formação esperada.

- Você pode fazer contato direto com os profissionais selecionados para a sua vaga.

- Os currículos serão descartados periodicamente e de forma segura, de acordo com a política de Proteção de dados do CNB/RS.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/RS