Notícias

04/04/2011 - Com mais de 200 participantes, V Encontro Estadual de Notários e Registradores teve comunicador Lasier Martins como ponto alto

Com mais de 200 participantes, o V Encontro Estadual de Notários e Registradores, realizado na cidade de Canela nos dias 1 e 2 de abril, teve a palestra do jornalista e comunicador Lasier Martins como o ponto alto da programação.
O registrador e tabelião de protestos João Pedro Lamana Paiva fez a primeira palestra do evento, sobre Registro de Imóveis, falando de “Retificações com ênfase na distância da esquina”.

Na seqüência, falou o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Weizenmann, falando sobre “A sucessão e os regimes de  bens”.
O registrador Tiago Machado Burtet foi o terceiro palestrante do encontro, falando sobre “Pessoas Jurídicas (nacionais e estrangeiras) e imóveis rurais na faixa de fronteiras”.
Em seguida, a professora universitária Tânia Mezzari falou sobre “Registro de Títulos e Documentos e a informalidade”.
Ainda dentro do segmento Registro Civil das Pessoas Jurídicas, a professora universitária Tânia Mezzari e  o registrador e tabelião de protestos Romário Mezzari fizeram a última palestra da tarde de sexta-feira, falando sobre “Fundações”.
A programação de sexta-feira foi encerrada com coquetel de confraternização e show de Dante Ramon Ledesma, oferecido pela Coopnore.
No sábado, o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, o registrador de imóveis Mário Pazutti Mezzari, abriu a programação, falando sobre “A transformação da área comum no condomínio edilício em área privativa”.
Em seguida, o tabelião de protestos João Figueiredo Ferreira falou sobre “Tabelionato de Protestos – Novas perspectivas”.
Ainda na manhã de sábado, foi aberto espaço na programação para a assembleia da Coopnore.
Na parte da tarde, a programação foi iniciada com a palestra de Laiser Martins, que falou sobre “O momento econômico e político no Brasil - Perspectivas”. Lasier fez uma leitura a situação econômica do país, que hoje está entre os que mais crescem no mundo, e lembrou a importância de governos e empresários preocuparem-se em dar ao país uma melhor condições tecnológica, para que possamos fazer frente às exigências do chamado mundo novo. Lasier lembrou a importância de que o país invista em educação e formação profissional, para garantir o desenvolvimento.
Em seguida, o registrador Calixto Wenzel falou sobre “Registro Civil das Pessoas Naturais: Novos Desafios, Certidões padronizadas, Casa da Moeda, SIRC: Sistema Nacional de Informações do Registro Civil, Certidões de inteiro teor”.
A programação foi encerrada com o tradicional “pinga fogo”, com questões do dia a dia das duas atividades.