Notícias

Oficinas práticas sobre as centrais eletrônicas de cada especialidade cartorária fecha último dia do XIV Encontro Notarial e Registral do RS

Imagem Notícia

O XIV Encontro Notarial e Registral do RS encerrou neste sábado (20.05) com a promoção das oficinas práticas sobre as centrais eletrônicas de cada especialidade dos serviços de cartório, sendo elas: Cenprot e o Protesto Digital; ONR e o Registro de Imóveis Digital; CRC e o Registro Civil Digital; e-Notariado, e-Not Assina e o Tabelionato Digital; e Central RTDPJ e o Registro RTDPJ Digital.

O terceiro dia de evento iniciou com a oficina prática “Cenprot e o Protesto Digital”, moderada pelo presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção do Rio Grande do Sul (IEPTB/RS), Romário Pazutti Mezzari. A apresentação da oficina foi realizada pelo gestor de tecnologia do IEPTB/BR, Luiz Paulo Souto Caldo.

“Em nome do presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, fui incumbido de dar boas-vindas a todos, desejar um evento que seja proveitoso para todos nós e as atividades dessas oficinas foram feitas para todos nós aqui, principalmente os operadores do dia a dia do protesto e os demais serviços notariais e registrais, para ter um conhecimento maior e contato com os operadores desses sistemas. Agradeço a presença das autoridades presentes e demais funcionários”, disse Romário na abertura do último dia de encontro.

A oficina prática “ONR e o Registro de Imóveis Digital” deu sequência à programação, moderado pelo presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Ricardo Martins, e o presidente do Colégio Registral do RS e Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), Sérgio Mersserschmidt. Participaram do painel o coordenador do Setor de Certidões do Registro de Imóveis de Santa Maria, Jorge Moretti Júnior, o qualificador do Registro de Imóveis da 1ª zona de Porto Alegre, Eduardo Fernandes Paz, o diretor técnico da Sky Informática, Fabrício Müller, e o gerente registral da Sky Informática, Fernando Tasquetto,

“Obrigado pela presença de todos, vamos iniciar o painel ONR e o Registro de Imóveis Digital”, agradeceu Sérgio. “Temos visto tem visto aqui nesse encontro um passo evolutivo cada vez mais forte. Nós tivemos desde a CRI ali no ano de 2018, uma profunda mudança no Registro de Imóveis do Rio Grande do Sul, e temos orgulho de dizer que a nossa central ofertada para os cidadãos cumpria muito bem sua função”, disse Ricardo Martins.

Com moderação do presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Sidnei Hofer Birmann, e da presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Vânia Maria de Bernardes, a oficina prática “CRC e o Registro Civil Digital” ficou no comando dos CEOs da Overstep Computer Solutions, Gustavo Cervi e José Franscisco Cervi.

“Bom dia a nossos colegas e colaboradores aqui presentes, na verdade o nosso tema vai ser mais um debate, uma conversa, sobre o processo de digitalização que vem acontecendo sistematicamente em todos os setores públicos, a gente já viu esse no Poder Judiciário com a digitalização dos processos, e já tem isso nos nossos serviços”, destacou Sidnei.

“Esperemos também que as modificações sejam para o bem, que a gente trabalhe sempre para o bem, que essas inteligências artificiais também sejam usadas para o bem e assim nós vamos viver uma vida bem tranquila”, enfatizou Vânia de Bernardes.

A penúltima oficina abordou as centrais “e-Notariado, e-Not Assina e o Tabelionato Digital”, moderada pela vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), Rita Bervig Rocha, e o presidente do Sindicato dos Notários do Estado do Rio Grande do Sul (Sindinotars), José Carlos Guizolfi Espig.

Rita Bevig Rocha abriu a oficina técnica enfatizando a importância do assunto. “Falar de e-Notariado é falar de uma revolução que veio naquele que talvez tenha sido nosso pior momento como cidadãos, que foi a pandemia. E neste meio tempo, com muita força institucional do Colégio de Notários, conseguimos fazer ser publicado o Provimento número 100, que deu uma solução para a sociedade”.

Na oportunidade, José Espig convidou os colegas que ainda não aderiram que façam sua adesão à plataforma e-Notariado. O diretor de tecnologia do CNB/CF, Marcos de Paola, e a coordenadora do e-Notariado do CNB/CF, Isabel Souza, foram responsáveis por apresentar as plataformas do e-Notariado.

A Oficina Prática “Central RTDPJ e o Registro RTDPJ Digital” finalizou os painéis das oficinas de cada especialidade cartorária no último dia do XIV Encontro Notarial e Registral do RS. O painel contou com a moderação do presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS), Marco Antônio da Silva Domingues, com a apresentação do painel realizada pelo operador de Viabilidade Estadual e Coordenador de Implantação da Redesim, Luiz Emílio Skolaude.

Fonte: Assessoria de Comunicação