Notícias

“Os notários são fundamentais para o exercício da advocacia moderna”

Imagem Notícia

O advogado Ricardo Aires Costa fala sobre a importância do trabalho prestado pelos tabelionatos e da importância da atividade notarial para a advocacia em entrevista ao CNB/RS

O advogado e especialista em Direito de Família e Sucessões, Ricardo Aires Costa, em entrevista ao Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), fala sobre os serviços prestados pelos tabelionatos gaúchos e a importância da atividade notarial para a advocacia. Para Ricardo, “a atividade notarial é essencial para assegurar a validade e a efetividade dos negócios jurídicos realizados pelos cidadãos. Ela confere fé pública, veracidade, estabilidade e força executiva aos atos jurídicos”.

Confira a íntegra da entrevista:

CNB/RS - Qual a importância dos notários para o trabalho da advocacia? 

Ricardo Aires Costa - Os notários são fundamentais para o exercício da advocacia moderna. Eles facilitam a resolução de conflitos e a formalização de negócios jurídicos, garantindo segurança e eficiência aos cidadãos. Com o trabalho dos notários, a advocacia se torna mais leve e ágil, gerando benefícios para a sociedade em geral.

CNB/RS - Como avalia os avanços tecnológicos do notariado brasileiro? 

Ricardo Aires Costa - Considero que os avanços tecnológicos são extremamente importantes e necessários. Eles atendem aos desafios e demandas atuais da sociedade, confirmando a ideia de que facilitam o trabalho dos advogados e da população em geral.

CNB/RS - Qual a importância da atividade notarial para a garantia da segurança jurídica? 

Ricardo Aires Costa - A atividade notarial é essencial para assegurar a validade e a efetividade dos negócios jurídicos realizados pelos cidadãos. Ela confere fé pública, veracidade, estabilidade e força executiva aos atos jurídicos. Os profissionais que exercem a atividade notarial estão cada vez mais qualificados e preparados para a realização dos atos.

CNB/RS - Para a advocacia, qual a importância da virtualização dos atos notariais? 

Ricardo Aires Costa - A virtualização dos atos contribui para a agilidade dos serviços notariais, diminuindo a burocracia e conferindo segurança, sem a necessidade das partes comparecerem em um tabelionato, além disso contribui para a desjudicialização de algumas demandas, aliviando a carga excessiva do Judiciário.


CNB/RS - Qual a importância da atividade notarial na desburocratização e desjudicialização dos serviços?  

Ricardo Aires Costa - A atividade notarial facilita e simplifica a vida dos cidadãos, possibilitando a realização dos atos com agilidade e economia nos custos, mas sem deixar de conferir a segurança jurídica necessária aos serviços notariais, evitando-se o ingresso de demandas no Judiciário.

CNB/RS - Em quais aspectos a realização de atos notariais contribui para o trabalho exercido pela advocacia? 

Ricardo Aires Costa - A realização dos atos notariais contribui para o exercício da advocacia em vários aspectos, mas considero a prevenção/redução de conflitos por meio dos atos extrajudiciais um dos mais importantes, pois evitam a judicialização desnecessária em diversas situações, que podem ser resolvidas por meio dos serviços notariais.

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/RS