Por
Joelson Sell*
A
gestão de pessoas dentro de uma empresa é a área responsável por estruturar,
estabelecer e zelar pela cultura organizacional da entidade, utilizando
técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos dos colaboradores com
as metas da empresa. Tudo isso contribui, positivamente, para deixar o ambiente
de trabalho mais saudável e rentável.
Dentro
da serventia extrajudicial não é diferente. Para o bom andamento da rotina de
trabalho e melhor prestação de serviço, é muito importante que haja uma boa
gestão da equipe. Para que o interesse do cartório esteja alinhado com o
interesse dos colaboradores, é imprescindível seguir algumas etapas, como
entender a cultura e os valores da serventia; manter o canal de comunicação
entre o cartório e os funcionários aberto; identificar pontos de melhorias;
investir em treinamento e desenvolvimento do time.
O diálogo entre o cartório e a
equipe abre espaço para conhecer os seus anseios e as necessidades dos
colaboradores, ouvir opiniões e sugestões de melhoria. Assim como manter uma
rotina de feedbacks é importante para que cada profissional tenha conhecimento
sobre sua evolução no trabalho e os eventuais pontos de melhorias.
Além de desenvolver políticas
que valorizam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos
funcionários, uma boa gestão de pessoas deve, ainda, acompanhar todos os
processos dentro do cartório e estar sempre em busca de simplificar as formas
de desempenhar as funções e aumentar a produtividade.
Investir em capacitação também
contribui para manter os prestadores de serviço atualizados com o tema e com as
eventuais mudanças na forma de realizar o trabalho, permitindo a troca de
conhecimento entre o cartório e o time e agregando valor ao profissional, que,
por sua vez, se sentirá mais engajado e prestando um melhor atendimento ao
cliente.
E por fim, mas não menos
importante, os fluxos e processos de trabalho devem ser muito bem organizados,
com os prazos definidos e a atribuição de atividade para os funcionários de
cada setor bem estabelecidos. Tudo isso contribuirá para o bom funcionamento do
cartório, com atendimento ágil e de qualidade, além de funcionários e clientes
satisfeitos.
*Joelson Sell é um dos fundadores da Escriba Informática, além de Diretor Comercial e Marketing da empresa.