A fim de atender às necessidades do setor no Estado, a seccional gaúcha do Colégio Notarial do Brasil (CNB) e o Colégio Registral do Rio Grande do Sul (CR-RS), em parceria com a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), lançaram na quinta-feira a Escola Notarial e Registral (Enore). A escola tem como objetivo qualificar pessoas para trabalhar na área, que sofre com a falta de profissionais.
Segundo o diretor de ensino do Colégio Notarial, João Pedro Lamana Paiva, um dos maiores incentivadores do projeto, há dificuldade para encontrar trabalhadores qualificados. "Essa nossa atividade é muito específica", define. Ele explica que todos os novos funcionários acabam tendo que passar por um treinamento dentro da própria empresa para que possam começar a atuar.
O primeiro curso da Enore se iniciará no dia 4 de agosto com previsão de término no dia 18 de novembro. Com um total de 160 horas-aula, o curso é dividido em duas fases. O primeiro módulo é obrigatório e estabelece as bases da profissão. Na segunda fase, os alunos têm a oportunidade de escolher a área em que preferem se aprofundar - cartórios ou registros.
As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, entre 19h10min e 22h50min, no auditório da Ajuris. Até o momento cerca de 50 pessoas já se matricularam. As inscrições podem ser feitas no site da Escola da Ajuris (www.escoladaajuris.com.br) ou diretamente na secretaria da instituição, na rua Celeste Gobbato, 229.
Fonte: Jornal do Comércio