“A doação de órgãos, por óbvio, não poderia deixar de ser nosso tema principal”

No último sábado (19/10), os Cartórios de Notas do Rio Grande do Sul realizaram a 2ª edição da Jornada Notarial, um evento gratuito de aconselhamento jurídico notarial, com foco principal na Doação de Órgãos. Das 8h30 às 14h, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, cidadãos puderam realizar a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO), documento digital que formaliza a vontade de ser doador. O atendimento foi feito por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

Rita Bervig, titular do 7º Tabelionato de Porto Alegre e presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), também comentou sobre a relevância do evento. “É muito importante estarmos aqui à disposição da população para tirar dúvidas do dia a dia, seja a respeito de venda de imóveis, partilhas, procurações públicas, reconhecimento de firma. Estar num local de tanta visibilidade, como o Centro de Porto Alegre, permite que alcancemos quem talvez não consiga ir até um cartório para obter essas informações. A doação de órgãos, por óbvio, não poderia deixar de ser nosso tema principal”, garantiu.

A ação, que começou no Rio Grande do Sul, é uma iniciativa pioneira, reafirmando o papel fundamental dos cartórios gaúchos na prestação de serviços essenciais e no engajamento em causas de grande impacto social. Além da AEDO, o evento, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também ofereceu orientações sobre temas notariais variados, como testamentos, heranças, divórcios e compra e venda de imóveis.

Marcelo Flach, titular do 10º Tabelionato de Porto Alegre, reforçou o valor da ação. “Estamos aqui nessa ação de doação de órgãos eletrônica, instituída pelo CNJ, uma atitude muito importante para a população, que faz com que as pessoas se engajem nessa atitude tão bonita de doar órgãos e salvar vidas”.

A Jornada Notarial segue consolidando a importância do papel dos cartórios não apenas na prestação de serviços essenciais, mas também na promoção de causas sociais de grande relevância, como a doação de órgãos, reafirmando o compromisso com a vida e o bem-estar da população.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CNB/RS