O Sistema de Qualidade é um
conjunto de elementos relacionados à organização do cartório, e tem como foco
principal cumprir uma política que busque garantir a qualidade dos serviços
prestados aos usuários.
No Sistema de Qualidade são
definidas as diretrizes que devem ser seguidas para uma perfeita implantação
dessa política, a maioria relacionada com o ciclo de melhoria contínua e com a
execução de um plano de ações, que são as ferramentas essenciais para esse
objetivo. O requisito primordial para que um Sistema de Qualidade funcione bem
é o constante gerenciamento, para que se assegure a continuidade do sistema
como um todo, e não como um processo separado, a ser realizado antes de uma
certificação.
Para isso, são necessários alguns
fatores:
a) que o responsável adquira uma
visão sistêmica de todo o sistema da qualidade;
b) que haja o comprometimento
continuo do titular e dos colaboradores;
c) que um orçamento prévio seja
separado para que a execução das eventuais mudanças não esbarre no fator financeiro;
e d) que a cultura da melhoria
contínua faça parte da rotina da delegação.
Se você já tem alguma
certificação sabe da dificuldade que é conquistar e manter esses quatro itens
acima. Optar pela certificação é o melhor caminho para saber se seu Sistema da
Qualidade está bem implantado e monitorado!
Saiba que o resultado desse sacrifício é conquistar uma gestão mais profissionalizada e fazer a sua parte para mudar a imagem que a sociedade tem dos cartórios. Não é fácil, mas como diria Warren Buffett, se alguém está sentado na sombra hoje é porque alguém plantou uma árvore há muito tempo!
Fonte: CNB/SP