Os cartórios estão em segundo lugar na confiança dos seus usuários na comparação com outras instituições do país, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha.
Os correios e os cartórios receberam as melhores avaliações, com médias 8,2 e 8,1, respectivamente, no quesito "confiança e credibilidade" em comparação com outras instituições como a imprensa, empresas, igrejas, Ministério Público, polícia, Poder Judiciário, prefeituras, empresaspúblicas, Governo e Congresso Nacional. Este último teve a pior avaliação, registrando uma média de apenas 3,8.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 28 de agosto de 2009, e entrevistou 1010 pessoas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, além do Distrito Federal.
A pesquisa também mostrou que os titulares responsáveis pelos cartórios tiveram boa avaliação no quesito "Confiança/credibilidade nos profissionais" em comparação com outros profissionais. Eles ficaram em quarto lugar, com média de 7,5, ficando atrás somente dos bombeiros, professores e médicos.
Para o presidente da Arepn-Brasil, os números mostram que as pessoas estão percebendo o verdadeiro trabalho exercido pelos cartórios, desmistificando a ideia de que são apenas "carimbadores". "A pesquisa mostra que os serviços dos cartórios são vistos como muito importantes e que os serviços e atendimento melhoraram nos últimos anos. Isto é muito importante, pois podemos ver que já não existe tanto aquela ideia de que somos apenas "carimbadores", afirmou Paulo Risso.
Em relação à satisfação com aspectos dos serviços de cartórios, a pesquisa realizada pela Datafolha mostrou que, de modo geral, os cartórios são muito bem avaliados, sobretudo no que se refere a honestidade, competência, seriedade, confiabilidade e credibilidade, no entanto, faltam traços de modernidade. Tecnologia, inovação, agilidade e visão de futuro são aspectos a ser trabalhados.
Os resultados da pesquisa estão sendo divulgados através de campanha publicitária institucional dos cartórios e dos websites das entidades do setor. Uma apresentação completa dos resultados da pesquisa será apresentada durante o XI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, a ser realizado no Rio de Janeiro, de 15 a 18 de novembro.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Arpen-Brasil
Nota de responsabilidade
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.