Notícias

Titular do Terceiro Tabelionato de Notas de Caxias do Sul, Mario Augusto Ferrari Filho fala sobre mais um prêmio da Categoria Diamante do PQTA

Imagem Notícia

O Prêmio de Qualidade Total 2019, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), premiou cinco cartórios gaúchos durante o XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, no dia 28 de novembro, em Aracaju (SE). Ao todo, 163 serventias do Brasil foram reconhecidas nas categorias Bronze, Prata, Ouro e Diamante na 15ª edição do PQTA.

A partir de 2013, o Terceiro Tabelionato de Notas de Caxias do Sul começou a participar ininterruptamente do PQTA e, desde então, é agraciado na Categoria Diamante.  Para o titular, isso é a consequência de um processo que iniciou em 2009, quando percebeu-se a importância de padronizar os processos da serventia e implantar um sistema de gestão de qualidade, criado internamente com a participação dos colaboradores.

“Uma vez implantado o sistema, e diante do engajamento da equipe, mostrou-se natural passarmos a um desafio maior: a obtenção das certificações ISO 9001 e NBR 15.906. Uma vez obtida tais certificações, a existência do PQTA. A equipe se mostrou empolgada com a perspectiva de participar de uma premiação nacional. Fizemos a inscrição e estávamos preparados. O resultado foi a premiação na Categoria Diamante desde a primeira participação”, disse o titular, Mário Augusto Ferrari Filho.

Em vista disso, todos os processos relativos a questões administrativas ou financeiras e os serviços prestados aos cidadãos passaram a ser descritos em manuais específicos. O tabelião conta que pesquisas de clima motivacional e de satisfação dos usuários são feitas periodicamente. “Ao menos, três auditorias são realizadas anualmente: uma interna, uma da ISO e uma do PQTA”, afirma.

Ferrari acredita que o engajamento da equipe é o principal efeito positivo de participar do PQTA, pois exige o comprometimento de todos. “O reconhecimento do trabalho bem feito, obtido na divulgação do resultado, é o combustível necessário para a próxima conquista e isso é o melhor resultado que um gestor pode ter”, conclui.

Nesta 15ª edição do prêmio, as serventias foram analisadas conforme os seguintes requisitos: Estratégia, Gestão Operacional, Gestão de Pessoas, Instalações, Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão Socioambiental, Gestão da Informatização e Controle de Dados, Gestão da Inovação, Compliance. Clique aqui e veja a lista completa de premiados.

Fonte: Assessoria de Imprensa