PAULO NUNES
Após alimentar uma dúvida durante 27 anos, o porto-alegrense Deivid Júlio da Silva encontrou a certidão de óbito que comprova a morte de sua mãe em 1982. Porém, ao observar o documento ontem, no cartório de registro civil da 4 Zona da Capital, ele deparou com outro mistério: sua mãe, identificada todos esses anos como Noelci da Silva, na verdade é Noelci de Jesus. A verdadeira identidade da mãe, morta aos 20 anos atropelada por um caminhão em Canoas, foi desvendada pelo comissário de Polícia Renato Souza. Ao tomar conhecimento do fato por matéria publicada no Correio do Povo no último dia 22, o policial vasculhou os dois únicos cartórios que funcionavam em Porto Alegre na época. Durante a pesquisa, a surpresa: Noelci da Silva na verdade era Noelci de Jesus. Apesar de ter sido registrado o óbito com o sobrenome Silva, a identificação foi alterada em janeiro de 1983 por força de um mandado judicial. No mesmo documento, constava que Noelci deixou um filho chamado Deivid Júlio de Jesus.
"Queria ter certeza sobre a morte da minha mãe e acabei descobrindo que meu nome é outro", disse o jovem, ao lado da esposa Marinez de Jesus, que, coincidentemente, tem o mesmo sobrenome descoberto por Deivid. Prestes a ser pai, o jovem ficou emocionado com a descoberta. "Terei que esperar para registrar o meu filho Thomaz", disse Deivid, lembrando que a família que obteve sua guarda como bebê nunca se dispôs a contar a história da sua vida.
Depois de encontrar a certidão de óbito, o policial civil pretende desvendar o mistério até o fim. Ele espera receber ainda nesta semana cópia do mandado judicial que determinou a retificação do nome de Noelci. "No despacho terá o nome de quem solicitou a mudança do registro e os motivos para tanto", explicou Souza, que pretende também identificar a avó de Deivid. Outra informação que será buscada é o destino dado à indenização paga pela empresa Hass, proprietária na época do caminhão que atropelou Noelci. "Agora vou até o fim, quero descobrir tudo", reafirmou Deivid.
Fonte: Correio do Povo- RS
Nota de responsabilidade
As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O Colégio Notarial Seção RS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.