Pesquisa mostra que cartórios
estão entre as instituições que
gozam de maior credibilidade
junto ao público de capitais brasileiras
Solicitado pela Anoreg - Associação dos Notários e registradores do Brasil, o Instituto DataFolha realizou uma pesquisa, ouvindo usuários de serviços de tabelionatos de cinco capitais brasileiras, para saber qual o conceito que os usuários têm dos serviços. Foram ouvidas 1.010 pessoas, de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Distrito FederaL, e Curitiba/PR
A pesquisa foi feita através de abordagem na saída dos tabelionatos, depois que a pessoa já havia utilizado o serviço. A pesquisa mostrou que os entrevistados usam os serviços dos cartório em média quatro vezes por ano.
A pesquisa revela que os cartórios estão em primeiro lugar na cabeça das pessoas, quando o assunto é credibilidade e confiança. Os pesquisadores pediram que os entrevistados dessem notas de 0 a 10 para instituições do país.
Os cartórios ficaram com a nota 8,1, com 70% de aprovação, empate técnico com os Correios, que tiveram nota 8,2% e 71% de aprovação. A polícia teve 26% de aprovação, com nota 5,5, e o governo 20%, com nota 5,2.
Quando questionadas se na sua opinião os titulares dos cartórios sabem o que falam, 85% dos entrevistados disseram que não tinham dúvidas sobre isto.
No quesito segurança, 83% responderam que os cartórios dão segurança aos documentos e às transações que realizam.
Quando o questionamento era sobre bom atendimento, 83% dos entrevistados responderam que os funcionários dos cartórios são geralmente atenciosos.
A pesquisa mostra ainda que o usuário dos serviços percebeu uma melhora nos serviços dos cartórios de modo geral – 79% dos entrevistados responderam que perceberam melhoras.
Entre as instituições que foram colocadas à apreciação dos entrevistados estavam empresas, igrejas, ministério público, polícia, justiça, poder legislativo e governos.